quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tratamento com Educação Condutiva tem apresentado resultado positivo em Itajaí



Itajaí – Crianças e adultos com seqüelas de paralisia cerebral e alterações motoras recebem em Itajaí atenção e tratamento na Associação Pássaros de Luz. Através educação condutiva a associação tem alcançado resultados positivos.
A atividade iniciada em 12 de março de 2006 visa o desenvolvimento através de um trabalho especializado que integra processos de reabilitação e processos pedagógicos, despertando nas pessoas a vontade e a motivação para superar barreiras pessoais e sociais.
Atualmente a associação que já é referência no assunto atende cerca 14 pessoas e suas famílias, sendo maioria crianças. A Pássaros de Luz é mantida com recursos e repasses da prefeitura municipal, e com a doação de pais e comunidade. A Fundação Catarinense de Educação Especial ajuda a entidade cedendo sete professores.
A diretoria, que tem a missão de captar através de convênios e parcerias verba para manter a estrutura em funcionamento, é formada por pais. A técnica da educação condutiva necessita de profissionais qualificados e espaço adequado.
A Vereadora Susi Bellini, que acompanha o trabalho da associação, visitou a estrutura com o Secretário Municipal de Educação José Roberto Provesi. O trabalho desenvolvido pela associação foi apresentado durante a visita pelo Presidente Márcio da Silva Rothbarth e pela fundadora e Diretora Gracia Maria Nascimento Correia.
Através da visita podemos constatar o progresso das crianças em tratamento, proporcionando qualidade de vida para o aluno e para os pais. Vimos que o dinheiro público repassado está sendo bem empregado e que a associação exerce uma importante função de contra-turno escolar”, fala a Vereadora.

O que é a Educação Condutiva:
Segundo a Mestre em Educação Gracia Maria, que escreveu uma dissertação sobre o assunto, na prática, a Educação Condutiva orienta as pessoas para a construção de uma atitude educacional, ensinando-as a acreditar que são capazes de aprender. Desta forma, propõe as pessoas que realizem tarefas de forma ativa, a explorar o seu ambiente, através do movimento. Com esforço e persistência, esta atitude promove autoconfiança, entusiasmo e melhora a auto-estima. Quando há necessidade, as pessoas recebem ajuda necessária para que completem os seus objetivos. Os trabalhos são realizados em grupo, o qual atua como um princípio motivador de relações interpessoais e de aprendizagem. O mediador de todo o processo de aprendizagem é chamado de “condutor”. Ele é o profissional capacitado para exercer a ação de educar pelos princípios práticos e teóricos do sistema Petö ou Educação Condutiva.
O sistema de Educação Condutiva teve como seu fundador e precursor o médico-pedagogo András Pëto, que na década de 40 para 50 iniciou um revolucionário programa educacional dedicado para crianças com Paralisia Cerebral, em Budapeste, Hungria.
Este sistema é empregado em diversos países, como Hungria, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Belgica, Dinamarca, Noruega, França, Holanda, Polônia, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Israel, Japão, Austrália, Nova Zelândia, México e Kuwait. No Brasil já acontecem experiências desde a década de 90.


Um comentário:

  1. Gostaria de complementar as informações do artigo informando que a Associação Pássaros de Luz possui um blog sobre a Educação Condutiva em Itajaí. O endereço do blog é:
    http://educacaocondutivaitajai.wordpress.com

    ResponderExcluir