sexta-feira, 16 de abril de 2010

Secretário de Segurança Pública vista obras do complexo penitenciário



Itajaí – Após rápida reunião na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Luiz Mendes da Silveira, foi visitar as obras do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.

Na semana passada a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública verificou que quatro homens estavam trabalhando na obra da penitenciária, hoje, porém, 51 trabalhadores estavam na ativa. Segundo André, “após saber da situação do complexo imediatamente convidei a empresa responsável pela obra, Construtora Espaço Aberto, para uma conversa”. Durante o encontro o secretário estabeleceu um prazo para que a obra seja finalizada, limitando até 20 de dezembro. “Eu garanto para os senhores que eu estarei presente frente a esta obra, se depender da vontade da Secretaria vai sair até o fim do ano”, disse o Secretário aos membros da comissão.

André ainda falou que irá propor ao Juiz Corregedor do Presídio, Dr. Luiz Francisco Dalpiso Miranda, aumentar temporariamente o número de vagas do presídio de Itajaí, já que a secretaria está comprometida em resolver o problema. O Secretário ainda se diz favorável a investir na ampliação do espaço para detentos que estão cumprindo a pena no regime semi-aberto. “Em Araranguá foi construído em parceria com o judiciário um espaço para semi- aberto com o custo de R$ 70 mil reais, aonde os presos trabalharam na obra, porque não fazemos aqui também? O desafio está lançado” disse o secretário à comissão.

Gradativamente a Empresa Espaço Aberto irá aumentando o número de trabalhadores, para que o complexo penitenciário seja finalizado dentro do prazo. Nos próximos dias cerca de 100 funcionários deverão estar empenhados na obra”, garantiu André.

André, que já atuou 12 anos como policial militar e mais 12 como Delegado, disse que estará sempre presente e também fará a fiscalização na obra. “Estamos satisfeitos com o comprometimento do Secretário e acreditamos que agora a penitenciária será uma realidade, já que o Delegado André tem conhecimento técnico e está empenhado”, disse o Vereador Dão Koeddermann, de Balneário Camboriú.

A comissão está motivada com o resultado da reunião e confiante nos encaminhamentos dados pela Secretaria de Segurança Pública, mas o grupo continuará fiscalizando e tratando da penitenciária e de outras questões relacionados à segurança pública da nossa região”, falou Susi Bellini, Vereadora de Itajaí.

O Coordenador da Comissão, Santiago Martin Návia, irá encaminhar para o Secretário nos próximos dias, ofício solicitando o reforço das paredes e a revisão do projeto da cozinha da obra da penitenciária. “Queremos deixar o novo Secretário informado de todos os problemas encontrados para que providências possam ser tomadas antes do término da obra”, disse Santiago.

A próxima reunião da Comissão está agendada para o dia 28 de abril em Penha, às 9h. Esta será a primeira vez que o grupo irá se reunir na cidade.