quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Complexo Penitenciário deve ficar pronto em dezembro


Comissão Intermunicipal de Segurança Pública visita as obras e reforça prazos

Itajaí - Apesar da lama, inevitável com as frequentes chuvas, as obras do Complexo Penitenciário localizado no bairro Canhanduba ganharam um novo cenário nas últimas semanas.

A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), que há dois meses não visitava o canteiro de obras percebeu um grande avanço na construção. Segundo o Engenheiro Diogo Pontes, da Prosul, empresa responsável por fiscalizar a obra, a penitenciária com 360 vagas deve ficar pronta até o dia 31 de dezembro, já o presídio, que teve contrato assinado no dia 09 de julho deste ano, deve estar finalizado em 19 de dezembro. Outra novidade é o espaço onde ficarão os presos em regime semi-aberto, que em 15 dias deve estar concluído.

“Fiquei muito satisfeita com o que vi, os trabalhadores estão empenhados em cumprir o prazo, acredito que este é o resultado do comprometimento da comissão em fazer esta obra deslanchar”, disse Susi Bellini, Vereadora de Itajaí e integrante da Comissão.

Antes de visitar a obra, a Comissão esteve reunida no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Itajaí, lá o grupo composto por representantes dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Penha e Ilhota discutiu os editais lançados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, como também a pesquisa de mapeamento da região, que deve iniciar no próximo mês se os prefeitos das cidades envolvidas assinarem acordo com o Instituto de Pesquisas da Univali.

Segundo o Presidente da Comissão, Santiago Martin Návia, a CISP dará o suporte necessário para que as cidades enviem projetos a SENAD, o prazo final para que o Executivo de cada município se inscreva é dia 05 de novembro.

Através do envio de projetos é possível captar recursos para utilização de leitos de acolhimento por usuários de crack e outras drogas em comunidades terapêuticas; Implantação de Centros Regionais de Referência para Formação Permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares; como também conseguir apoio financeiro para implantação e/ou ampliação de Casas de Acolhimento Transitório, da rede integrada de saúde e assistência social, destinada ao acompanhamento sociofamiliar e à inclusão de crianças, adolescentes e jovens usuários de crack e outras drogas em programas de reinserção social.

Os editais podem ser acessados através do link http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/web/noticia/ler_noticia.php?id_noticia=104290. A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 10 de novembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.





Texto e fotos: Elizângela Cardoso