segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vereadora de Itajaí cumpre agenda em Brasília


Itajai – O mês de maio finalizou com entusiasmo para a Vereadora Susi Bellini (PP), após passar três dias em Brasília (DF) a parlamentar retornou motivada com as novidades que trouxe da capital federal.

Recepcionada pela Deputada Federal Angela Amin (PP), Susi Bellini visitou o Ministério das Relações Institucionais, aonde verificou com a parlamentar catarinense o andamento da Emenda 055485/2010, que trata da liberação de R$ 106.005,00 para construção de um Galpão no Parque Municipal do Agricultor em Itajaí. “Este foi um dos pedidos que fiz a Angela no início do ano e agora felizmente a verba será encaminhada à Itajaí. Temos a maior festa do Estado em homenagem ao agricultor, e o parque carece de uma estrutura fixa”, fala Susi.

A Vereadora também verificou junto ao Sub-Chefe de Assuntos Parlamentares, Neuri Luiz Mantovani, o andamento da emenda que trata de recursos para a restauração do Mercado Público de Itajaí, de autoria do Deputado Décio Lima. “Expliquei a necessidade desta verba, a importância do mercado público no cenário turístico da cidade e as condições que o prédio se encontra hoje”, conta a Vereadora. O departamento que é responsável pela liberação das emendas garantiu que a verba deve ser em breve remetida à Itajaí.

Susi Bellini também esteve na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, no Ministério das Cidades. Lá, a vereadora teve acesso ao orçamento que é destinado ao Estado de Santa Catarina. A pasta é chefiada pelo progressista catarinense Leodegar Tiscoski, que entregou nas mãos de Susi o relatório dos investimentos liberados para Itajaí neste ano, que somam aproximadamente 120 milhões.

O itajaiense Dalmo Vieira Filho, Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IFHAN) também recebeu a vereadora de Itajaí. O arquiteto e urbanista falou para a parlamentar da satisfação de desenvolver um trabalho em nível nacional e poder contribuir com a preservação do patrimônio histórico do estado e do país.

Já no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI) do Ministério da Justiça, Susi Bellini foi acompanhada do Presidente da Feconseg/SC Valdir de Andrade, do Coordenador da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, Santiago Martin Návia e da representante do Conseg de Balneário Camboriú, Mara Lígia Klitzke. Lá o grupo tratou do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar, que é o primeiro consórcio de Santa Catarina e o quinto do país. Os membros da comissão saíram otimistas da reunião, já que como a região possui o consórcio, para que os recursos do programa venham para Santa Catarina só falta o Governo do Estado assinar parceria com o Pronasci. “Como logo já iniciam os impedimentos devido às eleições, acreditamos que os recursos não venham agora, mas após este período estaremos pleiteando verbas para investimentos na área de segurança pública”, disse Susi.

O grupo também visitou a Secretaria Nacional Anti-drogas e participou do IIº Seminário Guardas Municipais e Segurança Pública, realizado pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

Susi também aproveitou para visitar o líder da bancada progressista na Câmara dos Deputados, João Pizzolatti. O deputado é o primeiro catarinense a assumir a liderança do partido.

Além desta programação, a Vereadora Susi Bellini, a convite da Deputada Angela Amin, também esteve presente na apresentação do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2) no Senado Federal. O programa foi detalhado para Senadores, Deputados e assessores parlamentares.

Susi também prestigiou a Sessão Solene que comemorou o Dia Nacional da Adoção. A sessão, que aconteceu na Câmara dos Deputados, foi proposta pelo parlamentar João Matos (PMDB), proponente da Lei Nacional da Adoção Cléber Matos, e contou com a presença da Juíza Sônia Moroso, de Itajaí, que foi considerada a madrinha da adoção na Brasil. A cerimônia marcou o primeiro ano de vigência da Lei.

A Vereadora de Itajaí ainda assistiu a uma sessão na Câmara dos Deputados e participou da sessão solene de abertura 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Ministros de Estado e ex-ministros da Ciência e Tecnologia. Na ocasião foi entregue a Ordem do Mérito Científico, aonde o Reitor Alvaro Prata e os professores Clóvis Maliska, Sérgio Colle, Ademir Neves e Clóvis Caesar Gonzaga, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberam o mérito.

A parlamentar esteve em Brasília nos dias 25, 26 e 27, retornando à Itajaí no dia 28 de maio, e conclui: “Quem não é visto não é lembrado. Esta foi a primeira vez que estive na capital federal depois de assumir como Vereadora, pude perceber que é necessário comparecer com maior freqüência” diz Susi.