quarta-feira, 24 de março de 2010

Engenheiro responsável pelas celas da penitenciária dá explicações à comissão de Segurança Pública



Itajaí – A Câmara de Vereadores de Itajaí foi palco de uma intensa discussão sobre os problemas encontrados no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. A reunião da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, na manhã desta quarta-feira, contou com a participação do engenheiro Marlon Rocho, da empresa Verdi Construções S.A, responsável pelas celas do complexo penitenciário, e do engenheiro Hermínio Guardiano, da Prefeitura Municipal de Itajaí, que visitou a obra e analisou as rachaduras nas celas. Hermínio entregou o laudo aos membros da comissão e concluiu que as celas possuem fissuras, trincas e infiltração. O engenheiro descartou a possibilidade de recalque, que seria o rebaixamento da parede ou da terra depois da obra pronta. “É possível que as fissuras tenham ocorrido no transporte, quando foram alçadas pelo guindaste”, disse Hermínio.

A comissão foi orientada pelo profissional, caso queira um estudo mais aprofundado, contratar engenheiros especializados em perícia e em projetos de presídios. Marlon, falou que a empresa reconhece que as celas estão com fissuras e afirma aos membros que o problema será solucionado no prazo de 15 dias. “Vamos colocar a manta metalizada, que impedirá a infiltração e nas trincas utilizaremos uma moderna resina”, diz o engenheiro da Verdi.


Marlon foi questionado pela comissão sobre os motivos das fissuras, o engenheiro disse que a empresa ainda não conseguiu concluir a origem, mas que um estudo está sendo providenciado para apurar a causa. “Estamos apanhando com nossos erros e corrigindo”, diz o engenheiro admitindo que por se tratar de uma produção industrial não deveriam ocorrer as trincas.


A empresa mostrou-se comprometida em atender a comissão sempre que for solicitada e convidou quatro membros para viajar até Canoas (RS) para conhecer a Verdi e acompanhar o processo de produção das celas. “Fizemos questão de ter a comissão representada na nossa empresa, assim vocês poderão entender melhor o processo de fabricação e a alta tecnologia que utilizamos nas celas, a viagem será por nossa conta”, fala o engenheiro.


A comissão aceitou o convite e irá eleger 4 representantes para visitar a Verdi Construções nas próximas semanas. A comissão decidiu aguardar o prazo de 15 dias para que a empresa faça o conserto das celas e durante este período irá agendar audiência com o Governador do Estado, para solicitar providências quanto ao complexo penitenciário. Caso os prazos não sejam cumpridos e o Governo não apresente soluções, a comissão fará denúncia ao Ministério Público.


Dr. Valdir de Andrade, Presidente da Feconseg/SC, aproveitou para convidar os membros para a reunião com os prefeitos da Amfri na próxima sexta-feira, dia 26, às 10h na sede da Amfri. O próximo encontro da comissão ficou agendado para o dia 07 de abril, às 9h, na Câmara de Vereadores de Navegantes, após os membros farão visita ao Complexo para verificar o conserto das celas.


Participaram da reunião:

José Milton Ribeiro Santana – Presídio Regional de Itajaí

Hermínio Guardiano – Engenheiro da Prefeitura Municipal de Itajaí

Ricardo Izidoro Koch – Presidente da OAB Itajaí

Yara Querne – Conselho da Comunidade de Itajaí

Ivan dos Santos Leal – Conseg Balneário Camboriú

Susi Bellini – Vereadora Itajaí

Edilson Ferreira – Representante do Lions Clube Balneário Camboriú

Joab Bezerra Duarte – Presidente do Conseg de Navegantes

Marlon Rocho – Engenheiro da Verdi Construções S.A

Jocarha Markel Hannibal – Associação Moradores da 4ª Avenida de Bal. Camboriú

José Carlos Hannibal – Vereador de Balneário Camboriú

Sandra Safanelli – OAB/SC Itajaí – assuntos prissionais

José Pereira (Zé Branco) – Vereador de Camboriú

Henrique Bertoldi – Vereador Camboriú

Aquiles da Costa – Vereador Penha e Presidente do Parlaamfri

José Antônio Bastos – Vereador de Penha

Maurílio da Silva – Diretor do Presídio de Itajaí


Legenda foto: Vereadora Susi Bellini e Dr. Valdir de Andrade recebendo o laudo do engenheiro Hermínio.

Texto e fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)