quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CISP discute projeto de ressocialização do detento e situação das policias de SC



Navegantes – Com o objetivo de gerar emprego e renda para a população carcerária, incentivando a profissionalização, o retorno à família e à sociedade, o empresário Jacir Pamplona participou da reunião da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) para apresentar aos membros o projeto de estruturar uma empresa de artefatos de cimento no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.
No encontro, que reuniu na manhã desta quarta-feira (26) cerca de vinte pessoas no auditório da prefeitura de Navegantes, o empresário itajaiense que já possui negócios no ramo de frigorífico expos aos participantes como funcionaria a empresa, que benefícios os presos teriam e de que forma atuaria.
O empresário, que está entusiasmado e deseja contribuir com a sociedade, disse que visitou a Penitenciária Industrial de Joinville e voltou motivado com os resultados positivos atingidos naquela unidade. "Se lá é possível porque não podemos fazer melhor aqui", indagou Jacir ao falar do baixo índice de reincidência da unidade, que é de 11.51%, enquanto a média no país é de 80%.
Segundo o gerente do Presídio Canhanduba, José Milton Santana, a cada três dias trabalhados o preso ganha um dia de remissão. "O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Cidadania, já manifestou interesse em adotar este sistema no nosso presídio, mas para que isso aconteça a sociedade precisa contribuir, precisamos também do apoio dos empresários e da CISP", disse Milton.
"Meu objetivo é gerar trabalho, ocupação, renda e redução de pena. Acredito que isto estimula o preso e desperta a esperança de que a vida pode ser diferente lá fora", disse Jacir. O empresário ainda complementou afirmando que "se não fizermos nada para mudar a realidade atual, nós é que teremos que viver em grades para nos proteger".
Os membros da CISP estão otimistas com o projeto e estarão apoiando o empresário para que a empresa se torne uma realidade no presídio. "O senhor Jacir está dando o primeiro passo, queremos também que outras empresas manifestem o interesse de trabalhar com a ocupação da mão de obra carcerária", disse Susi Bellini, presidente da CISP.
No próximo dia 08 de novembro, às 8h30min, uma reunião irá debater também este tema na sede da Associação Empresarial de Itajaí, reunindo membros da CISP, da ACII e do IEPS.
Também foi pauta da reunião a situação atual da polícia civil e militar, que tem tornado público a indignação quanto aos baixos salários pagos à classe e a falta de efetivo. A CISP, em parceria com o Parlaamfri, Feconseg e APRASC estará remetendo nos próximos dias um documento ao Governo do Estado solicitando providências urgentes quanto a esta situação. "Temos que nos mobilizar, reunir Vereadores, prefeitos e reivindicar", disse o vereador Evandro Argenton. "A Segurança Pública do nosso Estado está enfrentando sérias dificuldades e quem está sofrendo as consequências são as prefeituras e a sociedade", falou o Secretário de Segurança de Navegantes, Joab Bezerra Duarte Filho.
A próxima reunião da CISP está marcada para o dia 16 de novembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Ilhota.


Texto e fotos: Elizângela Cardoso