terça-feira, 24 de julho de 2012

A participação da mulher na política

 

O voto feminino no Brasil já completou 80 anos, mas a participação da mulher na política ainda é considerada tímida. Atualmente na Câmara dos Deputados, das 513 vagas, 45 são ocupadas por mulheres; já no Senado elas conquistaram 11 das 81 cadeiras; nas Assembleias Legislativas são 137 deputadas em todo o país. Dos 27 Estados da Federação, apenas dois são governados por mulheres, o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Já nos 5.565 municípios brasileiros foram eleitas na última disputa eleitoral 6.498 vereadoras e 503 prefeitas.

O público feminino é maioria do eleitorado no país, mas o Brasil fica na 141ª colocação em um ranking de 188 países que avalia a presença de mulheres na política.

Nas eleições de 2012 a expectativa dos partidos políticos é que as mulheres conquistem mais vagas nas Casas Legislativas e nas prefeituras. Em Itajaí, atualmente apenas uma mulher representa o público feminino na Câmara, a progressista Susi Bellini, que divide espaço com 11 vereadores. "Sou uma grande incentivadora das mulheres e acredito que na próxima legislatura teremos mais espaço para as representantes femininas. A mulher vem avançando também na política e acredito que isto terá reflexo nesta eleição", disse Susi.

O fato de o Brasil ter elegido pela primeira vez uma Presidenta da República foi um grande avanço. Segundo levantamento do professor José Eustáquio Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, atualmente as mulheres ocupam menos de 10% das prefeituras. Já nas Câmaras Municipais elas são cerca de 12% dos vereadores. Ele destaca ainda uma pesquisa que realizou logo após as eleições de 2008: em apenas 17 municípios brasileiros, dos mais de 5 mil, as mulheres conquistaram a maioria na Câmara.

"O eleitorado vê com bons olhos votar em mulheres. Mas não basta lançar candidatas, elas precisam ter uma vida política, um currículo respeitável", destacou José Eustáquio Alves.

Em 2009 o Congresso aprovou uma minirreforma que assegurou a obrigatoriedade de preencher com, no mínimo, 30% de mulheres as candidaturas de cada sigla e a reserva de 5% do fundo partidário para capacitação e formação de mulheres.

 

O Voto feminino:

No dia 24 de fevereiro o Brasil comemorou os 80 anos da conquista do voto feminino. As mulheres votaram em 1932 por meio de um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, mas o Código Eleitoral daquele ano permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar. Houve algumas mudanças em 1934, mas o voto feminino, sem restrições, só mesmo em 1946, quando ele passou a ser obrigatório.