terça-feira, 1 de março de 2011

Segurança Pública é tema de reunião na ACII

Corenel Nazareno, Secretário Grubba, Valdir de Andrade (Feconseg), Vereadora Susi Bellini e Maria Izabel Sandri (ACII)




O encontro contou com a presença de representantes do Estado


Itajaí – Mais de 100 pessoas lotaram o auditório da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) na noite desta segunda-feira (28) para receber o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Augusto Grubba. Durante o encontro foi entregue uma carta com reivindicações de Itajaí e região na área de segurança.

O documento reúne 14 pleitos entre eles a criação de um Diagnóstico da Violência e da Segurança Pública da região da AMFRI; o desenvolvimento de programa para diminuir a ociosidade dos detentos dentro do Sistema Prisional; a conclusão das obras da Penitenciária de Itajaí; a integração da Segurança Pública atuando nas áreas preventiva e repressiva.

As reivindicações também reúnem necessidades específicas para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, além de incluir pedidos enviados pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (FECONSEG) e Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP). A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini, Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara de Vereadores e representante da CISP e do Parlaamfri se manifestou sobre a necessidade de resolver o problema da superlotação dos presídios da região e das Delegacias. “Precisamos colocar o Presídio Regional em funcionamento para amenizar esta situação caótica que a região enfrenta. Continuaremos unidos, lutando também pelo aumento do efetivo das polícias de Itajaí e cidades vizinhas”, disse a parlamentar.

Cesar Grubba respondendo questionamentos
Durante o encontro, o Secretário Cesar Augusto Grubba falou que Santa Catarina é um dos Estados mais seguros do Brasil e que segurança pública e saúde são prioridades do governo.  “O grande problema da falta de efetivo é que a cada ano 500 policiais se aposentam”, fala Grubba. O Secretário reforçou que o presídio regional entrará em funcionamento no próximo dia 10 de março através da contratação em caráter emergencial de funcionários, a parceria entre iniciativa privada e Governo do Estado já foi assinada.

Grubba participou da reunião acompanhado do Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila e do comandante Geral da Polícia Militar, Nazareno Marcineiro, que declarou que a 3ª Região da Polícia Militar, com sede em Balneário Camboriú, irá receber 51 policiais militares até junho, sendo divididos entre os 17 municípios participantes.

Durante a reunião o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Praia Brava, Galeno de Castro, entregou um ofício ao Secretário solicitando providências urgentes em relação ao crescimento da criminalidade no turístico bairro de Itajaí, que faz divisa com Balneário Camboriú. O Presidente da Associação de Moradores das comunidades Km 12, Baia e Paciência, Luiz de Aviz, também se manifestou entregando um abaixo assinado reunindo 600 assinaturas. Segundo Luiz um loteamento com 1.200 moradias será comercializado nesta região e preocupados com o aumento populacional a comunidade reivindica a instalação de um posto policial, sendo que a sede será doada ao Estado.

No próximo dia 28 de março a CISP tem audiência marcada com Cesar Grubba em Florianópolis, a intenção dos membros da comissão é ter um retorno das reivindicações. O documento entregue ao Secretário foi assinado pelos representantes da ACII, ADAC, CDL de Itajaí, Comissão Intermunicipal de Segurança (CISP), Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (FECONSEG/SC), Intersindical Patronal, Ordem dos Advogados /Subseção de Itajaí (OAB), Parlaamfri e Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI).


Vereadora Susi Bellini expondo a situação da região

 Texto e fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)