terça-feira, 14 de junho de 2011

Prefeito e Vereadores por um dia são empossados




Itajaí – Adolescentes foram empossados na manhã desta terça-feira (14) nos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, através do Projeto “Prefeito por um Dia, Vereador por um Dia”, desenvolvido pela Comissão do Bem Estar do Menor - Combemi.

Dos 14 cargos, 10 foram ocupados por mulheres.  “Atualmente só temos uma Vereadora Mulher na Câmara, mas hoje estaremos com 9. Espero que este seja um reflexo das próximas eleições, onde o público feminino deve conquistar mais espaço”, disse Susi Bellini, única Vereadora eleita nesta legislatura.

Thalyta Laurindo Rodrigues, de 13 anos foi empossada Prefeita de Itajaí, já Leonardo César Pereira, de 14 anos, Vice-prefeito. Durante discurso Thalyta disse que gostaria de visitar escolas, hospitais, fazer reuniões, visitar áreas de lazer da cidade para observar as necessidades locais e investir em mais lixeiras, jardins e eventos.

O projeto iniciou no mês de maio com a participação de 127 adolescentes do Núcleo Profissionalizante, com idade entre 12 e 16 anos. Durante este período os alunos assistiram palestra sobre Eleições e a importância do voto”, com o Chefe do Cartório Eleitoral Angelo Soares Castilho.  

Após diversas atividades os jovens participantes do projeto elaboraram uma redação com o tema “O que eu faria por Itajaí se fosse Prefeito por um dia?”, os autores das 14 melhores redações foram escolhidos para vivenciar a experiência de ser prefeito, vice-prefeito e vereador por um dia. “Com este projeto queremos estimular a participação do jovem na política, queremos desenvolver o sentimento de que política é algo bom e necessário”, disse a Presidente da Combemi, Lourdes Bellini.

Bruna Tainá de Aviz, de 16 anos, conta que fez a redação com a intuição de que seria escolhida, porém não imaginava que iria acompanhar a única vereadora mulher. “O dia a dia do Vereador é bem diferente do que eu imaginava, quando vemos na TV não temos noção do que é legislar”, fala Bruna. Os empossados, além de visitar a Câmara de Vereadores, foram conhecer a sede do Semasa e a construção do novo prédio do poder legislativo. O mandato dos jovens termina durante a sessão solene que comemora os 151 anos de Itajaí, na noite desta terça-feira, às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores.




Vereadora Susi Bellini, Vereadora por um dia Bruna Tainá de Aviz e a Presidente da Combemi Lourdes Bellini