terça-feira, 15 de junho de 2010

Sessão Solene marca os 150 anos de fundação de Itajaí

Itajaí – O dia 15 de junho foi marcado pela Sessão Solene em comemoração ao sesquicentenário do município, realizada pelo Legislativo Municipal com a presença de autoridades municipais e estaduais.
A cerimônia foi dividida em três momentos. O primeiro: Itajaí do Passado - com a apresentação e leitura da ata de instalação de Itajaí e Homenagem ao vereador mais idoso de Itajaí. O segundo momento: Itajaí do Presente - Discurso de todos os partidos que compõe a Câmara de Vereadores de Itajaí e do prefeito municipal; e Entrega de medalhas comemorativas ao Sesquicentenário aos vereadores.

O terceiro momento: Itajaí do Futuro - Apresentação do vídeo institucional da Câmara de Vereadores; Apresentação da maquete virtual da construção do novo prédio da Câmara de Vereadores; Lançamento de dois editais de licitação - edital de licitação para a construção do novo prédio da Câmara de Vereadores de Itajaí - edital de licitação para o desenvolvimento de software para a Câmara de Vereadores de Itajaí.

Na seqüencia, vereadores e convidados depositaram na cápsula do tempo as cartas que serão abertas daqui a 50 anos.  No documento, cada parlamentar e representante convidado colocaram em linhas sucintas como vislumbram a cidade de Itajaí em 2060.
A cápsula será depositada na nova sede da Câmara de Vereadores de Itajaí, aonde deve ser aberta nas comemorações dos 200 anos da cidade.

“Achei a idéia fantástica, gostaria muito de poder acompanhar o momento de abertura da cápsula. Nossos  desejos serão perpetuados neste ato e marcarão a história desta cidade empreendedora”, diz a Vereadora Susi Bellini.

Os músicos de Itajaí tiveram lugar de destaque na sessão solene, que contou com diversas apresentações musicais. O Governador do Estado, Leonel Pavan e o Ex-Governador Esperidião Amin marcaram presença.


Corte do Bolo de Aniversário de Itajaí atrai multidão para Hercílio Luz


O bolo de 150 metros em homenagem ao sesquicentenário de Itajaí foi cortado na tarde desta segunda-feira (14), no calçadão da Hercílio Luz. Cerca de 5 mil pessoas estiveram no local para comemorar o aniversário da cidade, e degustar o doce.

O Prefeito de Itajaí Jandir Bellini e a Vice-Prefeita Dalva Rhenius ladearam diversas autoridades durante o evento, entre eles a Vereadora Susi Bellini e o Deputado Odacir Zonta.

A apresentação da  Banda Filarmônica de Itajaí animou o festejo, que iniciou com um grande coro de parabéns. 

Para preparar o bolo foram utilizados 950 kg de trigo; 900 kg de açúcar; 3 kg de açúcar de baunilha; 550 litros de leite; 1.100 dúzias de ovos; 30 kg de fermento de bolo; 20 kg de limão; 150 kg de coco ralado; 10 kg de emustab; 8 baldes de 15 kg de margarina. Para o recheio serão utilizados 70 baldes de 9 kg de doce de leite; 80 latas de 3 kg de doce de coco; 150 kg de polpa de ameixa e 20 kg de chocolate em pó.

Na foto: Presidente da Juventude Progressista do Estado, Fernando Pegorini, Secretária Municipal de Administração Rosalir Demboski de Souza, Vereadora Susi Bellini, Deputado Odacir Zonta e Chefe de Gabinete do Prefeito Professor Edson D'ávila.

Palestra para acadêmicos da Univali

Itajaí - Pela segunda vez, a Empresária e Vereadora Susi Bellini foi convidada para conversar com alunos, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). 


O bate papo com os acadêmicos do Curso de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional, aconteceu na manhã do último sábado. Os alunos, concentrados, aproveitaram a presença da parlamentar e empresária para tirar dúvidas sobre como funciona o legislativo municipal, para esclarecer sobre o papel dos vereadores na gestão pública e sobre projetos que estão sendo desenvolvidos no município. A experiência da empresária, que já atua há quase 20 anos no mercado de fotografias, também foi pauta do encontro.

 
O Curso Superior de Complementação de Estudos em Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional – Modalidade Seqüencial foi implantado no segundo semestre de 2009, resultado de uma parceria da UNIVALI com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí.
 
 
A aula destina-se a alunos matriculados em cursos de Graduação considerados prioritários para o desenvolvimento regional. Os cursos envolvidos são:
- Administração
- Comércio Exterior
- Direito
- Logística
- Tecnologia em Construção Naval