quarta-feira, 30 de junho de 2010

Parque Natural da Atalaia está pronto para receber visitantes

Pássaros apreendidos foram soltos na inauguração




Itajaí – O sol e calor completaram a paisagem do Centro de Educação Ambiental Dr. Roberto Miguel Klein, que fica entre o mar e a mata, no bairro Cabeçudas. No espaço funciona a administração, sala de treinamentos e eventos e a recepção do Parque Natural Municipal da Atalaia, inaugurado na manhã desta quarta-feira (30).

Autoridades, funcionários da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), escoteiros, comunidade e imprensa participaram do ato inaugural. A área do parque foi declarada de utilidade pública em 2004, quando o então prefeito Jandir Bellini publicou o Decreto nº 7117.

Durante o discurso, Jandir Bellini destacou que o meio ambiente é fundamental para a qualidade de vida dos moradores. O prefeito também enfatizou que a equipe da Famai é composta por técnicos da área, e por este motivo vem realizando um bom trabalho.

“Destaco a coragem de criar uma área de conservação num local tão nobre da cidade. Este foi um dos passos importantes dados por Itajaí nestes 150 anos”, disse o Presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Xavier Flores.

Murilo ainda falou da política que o estado está desenvolvendo para tornar espaços como estes atrativos turísticos, estimulando o desenvolvimento da região e a geração de emprego.

A Vereadora Susi Bellini (PP) e o Vereador Renato Ribas (PSDB) representaram o Legislativo Itajaiense na cerimônia. “Visitei a estrutura do parque antes da inauguração e percebi a ansiedade dos profissionais da área em ver todo este espaço funcionando. Vejo o Parque como um importante local de estudo, observação e lazer. É uma grande conquista para o município”, fala Susi Bellini.

Após a cerimônia, os 25 pássaros apreendidos nesta terça-feira (29) entre os municípios de Itajaí e Brusque foram libertados no alto do morro do parque. Entre as espécies estavam os conhecidos trinca-ferro, canário-da-terra, sabiá, saíra-sete-cores, tuim e coleiro.

Sobre o Parque Natural Municipal do Atalaia:

Com 195 mil metros quadrados, o parque possui três trilhas, proporcionando aos visitantes maior contato com a natureza e também a visualização de árvores, plantas e animais que vivem no parque. Já nos mirantes, localizados há mais de 150 metros de altura, é possível admirar as praias do Molhe, Atalaia, Geremias e Cabeçudas, além do Saco da Fazenda e parte da cidade.

O Centro de Educação Ambiental conta com um auditório para oitenta pessoas e abriga a administração e recepção do parque. A ideia é que a estrutura torne-se referência para as ações de educação ambiental no município e na região. Este é o primeiro parque urbano implantado em Itajaí.



Texto e fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)