quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comissão de Segurança comemora um ano de trabalho propondo adesão de novos membros e contratação de pesquisa


Itajaí – No próximo dia 13 de julho a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) completa um ano. No mês de aniversário a intenção do grupo é viabilizar pesquisas para levantar um diagnóstico sobre as condições socioeconômicas das famílias e sobre as substâncias psicoativas. A pesquisa deve ser aplicada nos municípios que compõem a comissão, sendo Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes e, Penha, incluindo ainda o município de Itapema.

Nesta quarta-feira, durante reunião na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o Instituto de Pesquisas Sociais da Univali apresentou aos membros da comissão proposta para executar a pesquisa, que envolve 8 mil entrevistas e 70 profissionais em campo.

Além de mapear o consumo de drogas, a busca levantará dados como o perfil de grupo familiar, social, habitacional e assistência social. Estes resultados, além de viabilizar a inscrição de projetos através do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, poderão dar base também para projetos na área da saúde, educação e desenvolvimento social.

O diagnóstico é necessário para iniciarmos os projetos de captação de recursos junto ao programa (Pronasci)”, diz Dr. Valdir de Andrade, Presidente da Feconseg/SC. O próximo passo da comissão é captar os recursos para iniciar a pesquisa. “Vamos marcar uma nova reunião com a universidade e propor uma parceria ou convênio. O custo poderá ser rateado entre os municípios envolvidos, temos que pensar que trata-se de um investimento”, fala a Vereadora Susi Bellini durante o encontro.
Este levantamento será o início de um trabalho que trará benefícios para toda a região, o resultado já sabemos que será em longo prazo, mas daqui a 10, 20, 50 anos, nos agradecerão por termos iniciado”, ressalta o Vereador Dão Koeddermann.

O Deputado Federal Edinho Bez (PMDB) também participou da reunião e parabenizou o grupo pela iniciativa de debater o assunto de forma regional. “Segurança pública é um problema que ninguém consegue resolver sozinho”, disse o parlamentar.

Após a reunião os membros visitaram as obras da Delegacia do Monte Alegre, na cidade de Camboriú. “A Delegacia deve ser inaugurada ainda este mês”, fala o Vereador José Rodrigues (Zé Branco).

A próxima reunião está marcada para o dia 21 de julho, às 9h, na Câmara de Vereadores de Camboriú, aonde será discutido a alteração do Estatuto e o aditivo do protocolo de intenções do Consórcio, seguindo orientações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Será confirmada também, a adesão dos municípios de Ilhota, Itapema e Porto Belo.

Texto e fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)