sexta-feira, 25 de junho de 2010

Inauguração Museu Etno-Arqueológico de Itajaí


Inauguração Museu Etno-Arqueológico de Itajaí

Inauguração Museu Etno-Arqueológico de Itajaí

Itajaí - "Foi aqui que Itajaí começou", disse o Prefeito Jandir Bellini ao inaugurar o Museu Etno-Arquiológico, localizado no bairro Itaipava.
Comunidade e alunos das escolas básicas do bairro se uniram as autoridades para acompanhar a cerimônia alegre e festiva, que contou com apresentações artísticas de Louise Lucena, Célia Pedro, Grupo Boi de Mamão e banda Ozônio. A comitiva chinesa que está visitando Itajaí também participou do festejo.
O prédio da Estação Engenheiro Vereza, que abriga o museu, conta com exposições na área de arqueologia, etnografia local e  história da estação ferroviária. Atividades educativas e pesquisas etnográficas são desenvolvidas no local desde 2009. Agora, os sambiquis encontrados no bairro Itaipava também serão pesquisados.

Segundo a Vereadora Susi Bellini, que acompanha os trabalhos do museu desde o ano passado, a inauguração deste espaço é muito significativa para o município e para a comunidade local. "Os moradores vem contribuindo com o museu, doando peças, cedendo fotos e participando, esta é a proposta, aproximar as pessoas da história do seu bairro e da sua cidade", disse a parlamentar que já foi moradora do bairro.

O Museu fica localizado na Av. Itaipava, 3901 e está aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 14h às 18h.


Texto e fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)