segunda-feira, 5 de março de 2012

General é homenageado em Itajaí



Itajaí - Autoridades prestigiaram na manhã desta segunda-feira (05) a homenagem realizada pela Câmara de Vereadores de Itajaí ao General Adhemar da Costa Machado Filho, pela contribuição ao país e em reconhecimento ao mais alto cargo na hierarquia militar no Brasil.

Os Vereadores, acompanhados pelo Prefeito Municipal, Jandir Bellini, entregaram ao General do Exército, maior guardião da soberania nacional, a Moção de Aplausos.

A cerimônia contou com a presença de representantes do exército, polícia militar, autoridades, comunidade e imprensa.

Oficina de Governança Ambiental acontece hoje em Itajaí


 

OFICINA DE GOVERNANÇA AMBIENTAL

 

A Oficina de Governança Ambiental é um projeto de extensão que está sendo executado através de um convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e o Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí – PARLAAMFRI, com coordenação geral dos Professores Dr. Ricardo Stanziola Vieira, Magda Cristina Franco e Guilherme Nazareno Flores, da UNIVALI.

A temática é a capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais (empresas, ONGs, associações, imprensa, polícia militar, corpo de bombeiros e todas organizações da sociedade civil) para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí (Região da AMFRI).

Para que esse objetivo seja alcançado, inicialmente será necessária a identificação dos principais problemas e desafios dos municípios integrantes da região da Foz do Rio Itajaí, tais como: a gestão dos resíduos sólidos, o planejamento urbano, a gestão dos recursos hídricos, condições de exercício da governança e cidadania ambiental, condições para lidar com os riscos e mudanças globais, entre outras questões.

Esta fase está sendo denominada de diagnóstico socioambiental, cujo objetivo central é embasar a capacitação dos gestores públicos e as demais entidades da sociedade civil e é nela em que nos encontramos.

Portanto, o que se espera durante a execução do presente projeto é o envolvimento de toda a sociedade, seja dos gestores públicos e das lideranças multissetoriais, tanto na fase de levantamento de informações para o diagnóstico, quanto nas oficinas de capacitação que serão realizadas por grupo de municípios, conforme cronograma de atividades do projeto.

O produto final, além da capacitação de gestores públicos e lideranças neste tema tão importante que é a governança ambiental, será um relatório em formato de livro sobre o diagnóstico realizado que servirá como fonte de consulta.