sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Agricultores de Itajaí visitam Cooperativa em Luis Alves



Itajaí – Cerca de 20 agricultores de Itajaí visitaram na tarde desta quinta-feira (18) a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Luis Alves (Cresol), fundada há 10 anos. O grupo foi atendido pela Presidente da Cresol, Claudirene Costa Mittelnann, que apresentou o sistema de cooperativa para os agricultores e explicou como funciona as linhas de crédito voltadas para a agricultura familiar.

O objetivo da visita, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Itajaí, é proporcionar aos agricultores este intercâmbio, que poderá resultar na instalação de uma cooperativa também na cidade. “A vinda da Cresol para Itajaí seria uma excelente oportunidade de movimentar recursos na região, já que a cooperativa trabalha com crédito facilitado para os produtores rurais”, diz o Secretário da pasta, Carlos Alberto Rebelo.

O trabalho da Cooperativa vai além do financeiro, o diferencial são as taxas de juros, o crédito rural e os projetos. Temos interesse em expandir nossa cooperativa para Itajaí, hoje já temos seis mil sócios em nove municípios da região, sendo 80% deles agricultores”, fala a Presidente.

A produtora rural Rute Gardini, da comunidade São Roque, retornou motivada da visita: “há muito tempo esperávamos pela oportunidade de estar em contato com uma cooperativa voltada para os agricultores, que garante benefícios e financiamentos para a classe, podendo proporcionar uma melhoria na nossa qualidade de vida”.

Segundo Rute, os agricultores também tem interesse em buscar recursos para investimentos na Cooperar - Cooperativa Rural e Artesanal de Itajaí fundada em abril de 2008, que comercializa hortaliças, verduras e frutas.

A Vereadora Susi Bellini, acompanhou os agricultores durante a visita. “O Legislativo estará sempre apoiando as iniciativas que favoreçam o crescimento e desenvolvimento da cidade, neste caso, seria uma oportunidade de facilitar a circulação de recursos no meio rural, que carece de uma entidade financeira voltada para atender os seus interesses”, diz Susi.




Texto e fotos: Elizângela Cardoso

Mais de 10 países participam da Aquapescabrasil



Itajaí – Com a presença de autoridades e participantes de várias cidades brasileiras e de países como Noruega, Tailândia, Peru, México, Espanha, Argentina, Reino Unido, China, Estados Unidos, Rússia, Coréia do Sul e Chile, a Feira Internacional da Pesca e Aquicultura abriu oficialmente nesta quinta-feira (18).

O evento que acontece no Centreventos de Itajaí, contou com a participação do Ministro da Pesca, Altemir Gregolin e do Governador Leonel Pavan.

 A feira já é um sucesso, depois de dois anos idealizando este evento, hoje temos 62 expositores, 12 países e mais de 30 conferências. O evento tem o papel importante de difundir a tecnologia, de gerar contatos e negócios”, disse o Ministro.

Santa Catarina representa 80% da produção interna brasileira de pescado congelado e possui a maior frota pesqueira industrial. "Este evento é uma oportunidade única, pois podemos mostrar ainda mais a qualidade do pescado catarinense e criar mais oportunidades com o mercado estrangeiro", conta o Governador.

Segundo Gregolin, nos últimos sete anos o Brasil aumentou o consumo de peixe de 6 para 9 kg por pessoa/ano, sendo que a meta é chegar a 12. O Ministro ainda destacou que acredita que o país será um grande produtor mundial de pescado.

A Vereadora de Itajaí Susi Bellini (PP) representou o Legislativo da cidade na abertura oficial.  A feira é um verdadeiro intercâmbio com produtos inovadores, serviços e linhas de financiamento, uma excelente oportunidade de conhecer novas tecnologias”, diz a parlamentar. A Aquapescabrasil segue até sábado (20) às 22h. Mais informações no site www.aquapescabrasil.com.br.
Vereador de Navegantes Lino Bento, Gerente Regional da Cidasc João Carlos e Vereadora de Itajaí Susi Bellini