sexta-feira, 18 de março de 2011

MINISTRO LIBERA RECURSOS PARA INVESTIMENTOS NO PORTO DE ITAJAÍ


Itajaí – Em visita à cidade de Itajaí na manhã desta sexta-feira (18) o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, assinou em solenidade no auditório do Porto ordem de serviço para o início dos trabalhos de dragagem de aprofundamento no Complexo Portuário de Itajaí. As obras, previstas no Programa Nacional de Dragagem (PND), serão feitas com investimentos da Secretaria dos Portos e recursos do Programa Aceleração do Crescimento (PAC). O orçamento é de R$ 56 milhões.

A dragagem aumentará a profundidade dos canais de acesso de 11 para 14 metros. A mudança permitirá que o porto receba navios maiores, com capacidade para até 600 contêineres carregados. “Com esta profundidade o porto passa a se tornar viável no contexto de aportagem internacional. O Porto de Itajaí vai crescer muito mais do que já está crescendo”, disse o Ministro.A obra será executada pela empresa belga Jan De Nul, vencedora da licitação. A previsão é que os trabalhos comecem ainda este mês e tenham duração de seis meses.

O Ministro ainda anunciou que 85 milhões serão investidos em melhorias no Porto de Itajaí. A presença de Leônidas mobilizou autoridades da região, que acompanharam a assinatura do documento e a visita ao porto e a draga. “A economia de Itajaí gira em torno do porto, estes investimentos nos garantem melhorias na prestação de serviços e consequentemente o crescimento da cidade”, disse a Vereadora de Itajaí Susi Bellini ao participar da solenidade. O governador do Estado, Raimundo Colombo, também marcou presença.

Leônidas também visitou os portos de Imbituba e São Francisco, dando continuidade à ação de vistoria de toda a infraestrutura portuária nacional proposta no início de sua administração.


Texto e fotos:
Elizângela Cardoso