segunda-feira, 24 de maio de 2010

Segurança Pública é debatida em Itajaí


Executivo do Pronasci ouve a população e responde questionamentos

Itajaí – A Associação Empresarial de Itajaí foi o local escolhido para debater a segurança pública da região. O Secretário Executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira da Silva, participou da discussão respondendo a todas as perguntas do público, formado por representantes das prefeituras e Câmaras de Vereadores da região, entidades e comunidade.

O debate foi conduzido pela Senadora Ideli Salvatti (PP), acompanhada da Deputada Estadual Ana Paula Lima (PT). O Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), colocou a prefeitura à disposição do Governo Federal e Estadual para firmar parcerias e fazer um trabalho conjunto voltado para a segurança pública.

A Senadora Ideli falou que Santa Catarina tem índices de criminalidade abaixo da média nacional, porém, as cidades da região de Itajaí estão acima da média, justificando o motivo do debate.

Durante o encontro foi apontado soluções para a região, como escolas com contraturno escolar, praças, atuação com agentes antidrogas nas escolas, entidades e famílias de risco, entre outras ações.

Jandir Bellini destacou que em Itajaí oito escolas já estão trabalhando com o contraturno escolar. “É uma ação cara, mas que tem resultados positivos, acredito que a educação é o princípio de tudo”, disse o prefeito. Jandir ainda questionou o Diretor do Pronasci sobre a possibilidade de criar um programa Federal para manter os alunos oito horas por dia na escola.

O representante do Pronasci falou que a solução é o Estado de Santa Catarina se conveniar ao Pronasci através de um consórcio. “Apenas três estados brasileiros ainda não fazem parte do Pronasci: Santa Catarina, Amapá e Roraima, é que começamos pelos estados que tinham maior índice e por regiões metropolitanas”, disse Ronaldo.

Susi Bellini (PP), Vereadora de Itajaí, falou sobre a criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar, que será apresentado nesta semana em Brasília. “Será o primeiro consórcio do Estado”, fala a parlamentar, integrante da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública.

“Vocês estão no caminho certo, se o Estado de Santa Catarina assinar o convênio, o consórcio já criado poderá iniciar a captação de recursos. A meta é assinarmos estes documentos até 10 de junho”, disse Ronaldo.

A discussão apontou as drogas com o grande agravante da “insegurança” pública. Diante da problemática apontada pelo público participante, o Diretor anunciou que 900 policiais estão sendo treinados para atuar na Pefron – Polícia de Fronteiras, aonde Santa Catariana também será beneficiada. Ronaldo explica que também haverá monitoramento aéreo nas fronteiras. A Vereadora Susi Bellini sugere que scanners também sejam instalados.

O Diretor do Pronasci finalizou o debate falando dos vários programas oferecidos pelo Pronasci e que poderão trazer resultados para Santa Catarina. “Após a inclusão do Estado e o consórcio assinado, o passo seguinte é a implantação do Gabinete de Gestão Integrada”, complementa Ronaldo.

A Vereadora Susi Bellini, juntamente com outros membros da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, embarca nesta terça-feira para Brasília para tratar do consórcio. Lá, Susi também entregará projetos de prevenção na área de segurança.

Texto e fotos: Elizângela Cardoso

Legenda foto: Vereador Nikolas Reis, Prefeito Jandir Bellini, Vice-Presidente ACII Otílio Emílio Dalçóquio, Vereadora Susi Bellini, Senadora Ideli Salvatti, Diretor Pronasci Ronaldo Teixeira da Silva, Presidente ACII Maria Izabel Pinheiro Sandri e Vereador Nilson Probst.