quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Comissão apoia projeto Arrumadinho


Itajaí – Pela primeira vez a Comissão de Acompanhamento das Obras do Complexo Penitenciário se reuniu em Navegantes. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores. A Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, Maria Flor recepcionou os convidados. Na pauta discussões como a criação do Consórcio Intermunicipal, a Delegacia do Monte Alegre, o Projeto Arrumadinho e a visita as obras da Penitenciária.

“Precisamos da adesão dos municípios para criar o consórcio, se conseguirmos quatro cidades já podemos idealizar o projeto”, diz Dr. Valdir de Andrade, Presidente da Feconseg. Segundo Santiago Martin Návia, Coordenador da Comissão, sozinho nenhum município da região tem conseguido verba do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), pois não possui indicadores suficientes, mas com o Consórcio será possível somar os índices de todos os municípios participantes.

Durante a reunião os vereadores presentes se comprometeram em buscar a adesão das cidades, sendo definido o dia 09 de dezembro como a data limite. Também teve espaço no encontro, a Diretora de Projetos Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Ceili Furtado, que apresentou aos membros o Projeto Arrumadinho, que é um conjunto de ações afirmativas que envolvem uma rede do bem, que trabalha com doações como sucata, roupas, calçados, móveis, sobras e etc, que são catalogadas, reformadas e após destinadas a famílias de baixa renda e bazares beneficentes. “Trabalhamos com voluntárias da alta sociedade de Balneário Camboriú, que angariam doações em grande volume, por isso procuramos esta comissão para pedir apoio, precisamos de espaço para trabalhar adequadamente neste projeto”, solicita a Diretora.

A Vereadora Susi Bellini, de Itajaí, sugeriu que dentro do programa de ressocialização da penitenciária, este espaço possa ser construído no terreno do Complexo, permitindo que detentos trabalhem neste projeto. “Estaremos trabalhando com uma grande central de armazenamento e triagem de material de segundo uso, e ainda permitindo que os presos tenham uma ocupação e aprendam uma profissão nas diversas oficinas que o projeto irá oferecer”, disse Susi.

Após a explanação da Professora Ceili, a comissão, representada pela Vereadora Susi Bellini e pelo Coordenador Santiago Martin Návia, firmou o compromisso de apoiar o projeto, que já possui como parceiros a Univali, OAB Itajaí e SDR Itajaí.

O Presidente do Parlaamfri, Aquiles da Costa, sugeriu que o município de Penha passe a integrar a comissão, o pedido foi aceito pelo grupo, aonde na próxima reunião, agendada para o dia 09 de dezembro na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, haverá a posse dos novos integrantes.

Devido às proporções que a comissão vem atingindo e os diversos assuntos abordados, o grupo decidiu modificar o nome para Comissão Intermunicipal de Segurança Pública. No próximo encontro, um relatório das atividades será apresentado aos membros, convidados e imprensa. Após a reunião, a Comissão seguiu para visita ao canteiro de obras no bairro Canhanduba, em Itajaí.

Participaram desta reunião: Santiago Martin Návia (Conseg BC), Susi Bellini (Vereadora Itajaí), Maria José Flor (Vereadora Navegantes), Valdir de Andrade (Presidente Feconseg), Ceili Furtado (SDR Itajaí), Giovane Pasa (Diretor de Projetos da Feconseg), Israel dos Santos (Diretor de Segurança e Itajaí), Marcos Paulo da Silva (Vereador de Navegantes), Carlos Alberto Vicente (Conseg Navegantes), Joab Bezerra (Navetran), Henrique Bertoldi (Vereador Camboriú), José Pereira (Vereador Camboriú), José Carlos Hannibal (Vereador Balneário Camboriú), Yara Querne (Conselho Comunidade Itajaí), Sandra Safanelli (OAB Itajaí), Aquiles da Costa (Presidente Parlaamfri), Evandro Argenton (Vereador Navegantes), Luizinho Américo (Assessor Ver. Aquiles), Amarildo Santos (Assessor Ver. Dão Koeddermann) e Elizângela Cardoso (Assessora Ver. Susi Bellini).