quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Comissão avança discussões sobre modelo de gestão carcerária


Balneário Camboriú – Mais de 20 pessoas entre membros da Comissão de Acompanhamento das Obras do Complexo Penitenciário e convidados participaram da reunião na manhã desta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Durante o encontro o Diretor Geral da Penitenciária Sul, do município de Criciúma, apresentou o modelo de gestão e resultados obtidos com o trabalho de resocialização.


Os participantes aproveitaram para tirar dúvidas e conhecer o processo já que, segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o modelo de Criciúma será o mesmo adotado em Itajaí. Outra participação foi do Gerente de Orientação e Assistência ao Egresso da Secretaria de Segurança Pública, Sergio Luiz Alexandre, que é responsável pelos convênios com empresas e prefeituras para gerar emprego aos detentos e ex-detentos. “Temos convênios com rodovias estaduais, por exemplo, aonde os presos trabalham nas obras de recuperação geralmente com a sinalização”, diz Sérgio.

Outra participação importante foi do Coordenador do Centro de Internamento Provisório (CIP) de Itajaí, Alceu de Mello, que esclareceu dúvidas sobre a administração atual do CIP e convidou os participantes para conhecer a unidade de Blumenau, que é gerenciada pela mesma Ong de Itajaí. “O Cip de Itajaí é terceirizado, assim como outros 16 do Estado. Assumimos a gestão em 2005 e em Blumenau já fomos referência na América Latina”, diz o coordenador. Alceu ainda fala sobre os problemas enfrentados com fugas e diz que a função do coordenador não é garantir a segurança e sim o trabalho sócio pedagógico.

A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini e o Vereador de Balneário Camboriú, Dão Koeddermann estão engajados na construção de um CER (Centro Educacional Regional) em Balneário Camboriú. “Já que a penitenciária está sediada em Itajaí, o CER poderá ser construído em Balneário Camboriú, atendendo a região. Na comissão verificamos que o município já possui um terreno amplo próximo a BR-101, então estamos nos mobilizando para a construção de uma unidade ampla e que possa atender a proposta pedagógica, trabalhando a reintegração”, relata Susi.

O Coordenador da Comissão, Santiago Martin Navia, declarou na reunião que está entusiasmado com os resultados. “O grupo está cada vez mais comprometido em contribuir com a sociedade, batalhando para que o complexo penitenciário possa nascer baseado nos melhores modelos que temos no Estado”.

Outra novidade é a criação da subcomissão que irá tratar das obras da Delegacia do Monte Alegre, que será liderada pelo Vereador de Camboriú, José Rodrigues Pereira (Zé Branco).
Participaram ainda da reunião representantes dos presídios de Itajaí e Balneário Camboriú. O próximo encontro ficou agendado para o dia 28 de outubro, às 8h30min, na Câmara de Vereadores de Camboriú.