sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cerca de mil pessoas devem promover a paz


A grande mobilização será no centro de Itajaí com show e atrações

Itajaí – O 1º Movimento pela Paz acontece na próxima terça-feira, dia 17, com concentração em frente ao píer turístico às 13h30min e passeata às 14h seguindo pela Rua Hercílio Luz para a Praça Irineu Bornhausen em frente a Igreja Matriz, aonde corais, grupos de dança e bandas das escolas e colégios do município se apresentam. O movimento tem o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre a importância de promover e multiplicar ações positivas. “Ser um multiplicador da paz é dizer não às drogas, à violência e à intolerância”, diz Susi Bellini, Presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí. Segundo o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Itajaí, Dr. José Carlos Bernardes, hoje a droga é a grande motivadora dos crimes envolvendo adolescentes e jovens, por isso é importante fazer ações preventivas.
Alunos da rede de ensino pública e privada já confirmaram presença. Entidades, empresas e comunidade também podem aderir ao movimento comparecendo na manifestação utilizando roupa ou adereço como fita e lenço de cor branca. A idéia partiu da Presidente da Comissão Permanente de Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Susi Bellini, motivada pelo Agente da Paz, da Associação dos Magistrados Catarinenses, que iniciou projeto piloto em Itajaí no ano de 2005 e já está presente em diversas cidades do Estado. “O projeto promove a cultura da paz e Itajaí foi onde tudo começou, por isso estamos felizes com esta continuidade” fala a Juíza da Vara da Família, Infância e Juventude de Balneário Camboriú, Sônia Maria Mazzetto Moroso.
Estão envolvidas também na organização do evento a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itajaí e a Secretaria Municipal da Educação. “Teremos a participação de alunos de todas as escolas do município, seria muito importante se os pais também pudessem estar presentes. Afinal, cada participante vai atuar como multiplicador” enfatiza a Secretária de Educação Maria Heidemann.
O 1º Movimento pela Paz encerra por volta das 16h com o show da Banda Nego Joe, cantando músicas que promovem a paz.

Movimento pela Paz: Susi Bellini e Maria Heidemann com Graciliano Rodrigues no Programa Debates Regionais na Record News

Entrevista no Programa Comando Idéias com Tomás Pereira na TV Itajaí