quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto de Gestão de Riscos e Desastres prevê simulado em outubro

   

Itajaí - Na semana Estadual de Ações da Defesa Civil, a Coordenadoria do município de Itajaí reuniu membros do Fórum Municipal de Defesa Civil e da Ação Social Arquidiocesana (ASA) para debater o projeto "Gestão de Riscos e Desastres, construindo comunidades seguras", que deve ser implantado no município no período de julho a outubro de 2012.

O projeto deve ser desenvolvido no bairro Limoeiro, que está localizado na divisa dos municípios de Itajaí e Brusque, através de uma parceria das coordenadorias municipais de Defesa Civil das cidades envolvidas, com o apoio do Fórum e da ASA.

O cronograma prevê a capacitação da comunidade, com noções de percepção de risco, discussão de questões ligadas ao meio ambiente, administração de desastres entre outros assuntos. "A sensibilização da população será fundamental neste momento", disse Everlei Pereira, Coordenador da Defesa Civil de Itajaí.

O projeto ainda está em elaboração, mas a previsão é que o encerramento aconteça no dia 20 de outubro com a realização de um grande simulado, que será um treinamento para a população que reside em área de risco, como é o caso do bairro Limoeiro. Nesta data o país estará voltado para a Semana Nacional de Redução de Desastres.

"O Limoeiro foi escolhido por ser um local de encostas, com crescimento desordenado, de difícil acesso e que divide Itajaí e Brusque, facilitando o nosso relacionamento com a cidade vizinha e promovendo uma integração entre os dois municípios", falou Everlei.

O Fórum Municipal de Defesa Civil, que estará participando do projeto, é fruto de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí e foi criado em setembro de 2011 através da Lei Municipal nº 5860. A Vereadora Susi Bellini, que representa a Câmara de Vereadores de Itajaí no Fórum participou da reunião nesta quarta-feira (16). "Criado no ano passado, o Fórum surgiu exatamente para contribuir com ações como esta, que tem o objetivo de capacitar e orientar a população, como também de propor melhorias", disse Susi.

A parlamentar irá acompanhar os trabalhos de elaboração do projeto, que deve ser finalizado em breve, envolvendo na implantação comunidade, sociedade civil organizada, entidades e órgãos da esfera estadual e municipal, como também a imprensa.


Texto e fotos: Elizângela Cardoso