segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Semana da Água inicia hoje em Itajaí

Itajaí – A Vereadora Susi Bellini conferiu na manhã desta segunda-feira, dia 21, a abertura da Semana da Água, que segue até a próxima sexta-feira, dia 25 com diversas atividades.

No auditório do Porto de Itajaí, autoridades, empresários e estudantes puderam conhecer a programação da semana, que tem como tema o monitoramento participativo da qualidade da água da bacia do Itajaí.

A Semana da Água é promovida pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí com o objetivo de fortalecer ações de Educação Ambiental e sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação.

A Vereadora Susi, após analisar a programação, destaca a importância de a comunidade prestigiar e informar-se sobre ações preventivas que contribuem com a economia de água, prevenção da poluição e preservação do meio ambiente. Na quinta-feira, dia 24, uma palestra vai esclarecer a questão da água e esgoto em Itajaí, com início às 14h no auditório do Porto. “A população deve estar presente para tirar dúvidas e conhecer o que está sendo feito nesta área.

Ações como o novo sistema de esgoto sanitário de Itajaí, que já está em execução, pode trazer um desconforto inicial como desvios, buracos e etc, mas o resultado final é benéfico para todos” destaca Susi.

Para conhecer a programação completa e participar das palestras gratuitamente, informe-se na Famai através do telefone 3348-8031 ou na Rua XV de Novembro, 235, centro de Itajaí.

Seminário trata sobre novas regras da Adoção e Convivência Familiar

Itajaí – No próximo dia 02 de outubro acontece o Iº Seminário de Formação sobre Novas Regras de Convivência Familiar e Adoção. O evento terá como local o Auditório da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú com início às 09h e término às 17h30min, havendo intervalo para o almoço.

A idéia de fazer o Seminário surgiu em uma reunião no mês passado, convocada pela Presidente da Comissão Permanente dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vereadora Susi Bellini. Esta primeira edição do Seminário é organizada pela Vara da Família, Órfão, Infância e Juventude da Comarca de Balneário Camboriú e Comissões Permanentes de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores dos Municípios de Balneário Camboriú e Itajaí. “A nossa intenção é instruir as pessoas que trabalham na área da infância, juventude e família ou as que têm interesse neste assunto” destaca Susi Bellini.

Estão apoiando a formação os Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente de Itajaí, a Secretaria Municipal de Criança, Adolescente e Juventude de Itajaí e o Lions Clube de Navegantes.

O objetivo do evento, além de promover ações conjuntas com os Poderes Legislativos Municipais de nossa região, é buscar o aperfeiçoamento da sistemática envolvendo o tema proposto, com foco na garantia dos direitos da criança e do adolescente de manter-se em família e o fortalecimento das ações deliberadas pelos Conselhos Municipais em atendimento aos preceitos legais. “Houve mudança na lei, e temos que capacitar às pessoas”, declara a juíza da Vara da Família, Sônia Moroso.

Na programação, o período matutino será para debater temas relacionados com o “Acolhimento Familiar e sua Proposta Legal”, com a psicóloga Jaqueline Emerim e “Família Biológica – Até quando tentar?”, com o psicólogo forense Alex Leandro Teixeira Álvaro. A tarde a Juíza de Direito Sônia Moroso irá abordar o tema “Novas Regras de Convivência Familiar e Adoção”.

Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente até o dia 28 de setembro através do site: www.agentedapaz.ning.com. As vagas são limitadas e podem ser esgotadas antes do prazo.