terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sessões ordinárias reiniciam hoje



Itajaí - Após o recesso parlamentar de quinze dias, hoje é dia de retomar as sessões ordinárias na Câmara Municipal de Itajaí. Os vereadores iniciam o segundo semestre do ano com atendimento nos gabinetes conforme agenda e sessões ordinárias as terças e quintas-feiras, a partir das 17 horas.

Susi e Argenton conversaram com Dario Vitali (Sindipi) e Jean Gern (Sebrae) sobre projeto da pesca no Buscando Soluções desta segunda-feira, dia 03.


Autoridades discutem a situação do Porto de Itajaí

Itajaí – A semana começou agitada em Itajaí, na manhã desta segunda-feira (03) vereadores e autoridades políticas da esfera estadual e federal se reuniram com servidores da Prefeitura, Porto e entidades como CDL, OGMO, ACII, Teconvi e Sindicato dos Estivadores, para debater a situação do Porto de Itajaí.

A audiência pública foi proposta pela Senadora Ideli Salvatti (PT), que colocou em pauta três itens: a conclusão da dragagem no canal do rio Itajaí-Açu, a utilização dos dois berços não danificados pelas enchentes de novembro e o possível auxílio do exército na reconstrução dos terminais atingidos. “Já temos uma comitiva que vai tratar destas problemáticas com os ministros, em Brasília”, disse a Senadora.

O presidente do Sindicato dos Estivadores, Saul Ayroso dos Santos, abriu mais uma questão ao lembrar que após a instalação da Portonave (porto privado localizado na outra margem do rio, em Navegantes) o terminal de Itajaí perdeu 40% de sua movimentação. “Mais importante que a reconstrução é a negociação com o porto vizinho, que vem promovendo concorrência desleal”, reivindicou.

A vereadora Susi Bellini (PP) participou da reunião e avaliou que a audiência foi válida, porém teme que a solução apresentada, de trazer o exército, possa atrasar ainda mais as obras. “Temos que avaliar os prazos, o objetivo é resolver o problema do cais o quanto antes”. Sobre as questões debatidas a respeito da concorrência com a Portonave, Susi avalia que “hoje existe um Complexo Portuário formado pelo Porto de Itajaí e Porto de Navegantes e os dois tem que trabalhar em união para tornar-se competitivos”.

O plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado com a presença de trabalhadores portuários, que aguardam ansiosos a solução do problema. Nesta terça-feira, o Prefeito Jandir Bellini (PP), acompanhado de uma comitiva, viajou para Brasília para tratar das obras do Porto com o Ministro Pedro Brito.