terça-feira, 27 de março de 2012

Comitiva de Itajaí discute Resolução 72 em Brasília


Itajaí – Uma comitiva suprapartidária formada por representantes do legislativo e executivo itajaiense se reuniu em Brasília com deputados e senadores de Santa Catarina para debater os impactos negativos que podem ser gerados para a cidade com a eventual aprovação da Resolução 72.

O encontro aconteceu nesta terça-feira (27), com a presença dos vereadores Susi Bellini, Níkolas Reis, Douglas Cristino e Vanderley Dalmolin, como também da Vice-prefeita Dalva Rhenius.

A comitiva de Itajaí transmitiu aos deputados e senadores a preocupação do setor empresarial e dos trabalhadores que atuam em empresas ligadas à área, com relação à resolução. "Nossa participação foi um gesto, um apelo, para que nossos representantes se comprometeram em gestionar uma saída menos prejudicial para a cidade", afirmaram os vereadores.

A Resolução 72 propõe unificar a alíquota de ICMS interestadual cobrada em produtos e bens importados. A proposta do governo federal é a de que as alíquotas de 7% a 12% (de acordo com o Estado e o produto) passem a ser de 4% para todos.

Inaugurada ampliação no sistema de água de Itajaí







A inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque marcou o início da semana em Itajaí. Com a obra de ampliação no sistema de abastecimento de água em Itajaí, a capacidade de tratamento foi dobrada, passando a ser de até 1100 litros de água por segundo. Os investimentos, segundo o Serviço Municipal de Água (SEMASA) ultrapassam R$ 30 milhões entre recursos do Governo Federal, através do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) com contrapartida do SEMASA.

Autoridades, funcionários, imprensa e comunidade prestigiaram a cerimônia. As obras, que iniciam em 2009, incluíram melhorias na Estação de Captação de Água Bruta, as margens do Rio Itajaí-mirim, com a construção de um tanque pré-sedimentador e uma nova casa de bombas. Uma segunda adutora de água bruta de 600 mm, com extensão de 1300 metros, ligando a captação e a ETA, também foi assentada, permitindo maior adução de água.

Esta é a maior ampliação no local desde a inauguração em 1978. Com a conclusão das obras, o Semasa já tem capacidade de tratar mais de 100 milhões de litros de água por dia.

Segundo o prefeito de Itajaí, “a nova ETA São Roque e os demais investimentos garantem o abastecimento pleno da cidade, acabando com os problemas pontuais de falta de água”, comenta. Já o diretor geral do Semasa, lembra da municipalização do Semasa, que possibilitou que os recursos arrecadados na cidade fossem investidos em obras de melhoria e ampliação. “Além dessa importante obra no sistema de água, estamos implantando a rede coletora de esgoto, trazendo ainda mais qualidade de vida para a população”, declara.


Vereadora Susi Bellini com moradores do Bairro São Roque

Juntos Pelo Rio: limpeza das margens do Rio Itajaí

Ação ambiental envolve 30 embarcações, poder público, ONGs e dezenas de empresas

No último sábado (24) aconteceu a ação de limpeza das margens do Rio Itajaí-Açu, uma das maiores do país envolvendo questões ambientais. Trinta embarcações fizeram parte do mutirão de limpeza, que mobilizou ainda 20 empresas instaladas próximas ao rio, prefeituras de Itajaí e Navegantes, Complexo Portuário do Itajaí e UNIVALI, com apoio de 12 Organizações Não-Governamentais (ONGs).

A programação iniciou às 8 horas, no Centreventos de Itajaí com palestra sobre as regras de segurança e preservação da bacia hidrográfica. Na sequencia as embarcações partiram do píer flutuante na Vila da Regata para a limpeza das margens do rio no trecho que vai dos molhes até o fim da área portuária. No dia 14 de abril está marcado outro mutirão de limpeza, desta vez focando as praias: Brava, do Morcego, Cabeçudas e Atalaia. A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini acompanhou a ação que faz parte da programação da Volvo Ocean Race.

A ação Juntos pelo Rio é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), FAMAI, Porto de Itajaí, UNIVALI e a equipe da Itajaí Stopover Sustentável. Apoio: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, APM Terminals; ECOSORB; TEPORTI; Sindicato das Indústrias do Pescado - SINDIPI; Engepasa Ambiental; Cooperfoz, Santa Catarina Navegação; Delegacia da Capitania dos Portos; Instituto Anjos do Mar; Associação Náutica de Itajaí; GDC, Fundação do Meio Ambiente de Navegantes, FUMAN, Associação Náutica de Navegantes, Semasa; Naveplast entre outros.

Alunos do Colégio Unificado visitam a CVI

 
 
Na tarde desta segunda-feira, 26, a turma do 4º ano do colégio Unificado visitou a sede da Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI). A visita faz parte do conteúdo programado para o ano letivo, que inclui noções de administração pública, o papel dos governantes e o funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, entre outros.
 
No total, 29 alunos com idade média de 9 anos realizaram um questionário sobre o funcionamento da CVI e sobre o trabalho realizado pelos vereadores, com a diretora de Cerimonial da Casa, Sara Ternes. Os estudantes também discutiram e deram sugestões sobre a questão do lixo e o vandalismo na cidade de Itajaí. A vereadora Susi Bellini (PP) também conversou com os alunos sobre segurança pública.
 
De acordo com a professora Sabrina de Souza, além de realizar este questionário com os funcionários da Câmara, posteriormente os alunos vão desenvolver outras tarefas relacionadas à visita.
 
 
 
 
Fonte: Secretaria de Comunicação e Promoção Social