quarta-feira, 27 de julho de 2011

Instituição de Itajaí recebe Laboratório de Informática

Os equipamentos poderão atender deficientes visuais




Itajaí – O Asilo Dom Bosco inaugura nesta quinta-feira (28), às 11h, um Laboratório de Informática equipado com cinco novos computadores e uma impressora. O espaço contou um investimento de R$ 12.965,95, através do Projeto Passaporte Digital, viabilizado pelo Deputado Estadual Kennedy Nunes em parceria com a Vereadora de Itajaí Susi Bellini.

Os computadores são equipados com HD de 500 gigabytes cada, tela de 20,5 polegadas, webcam e sistema Windows original, além de impressora e softwares livres, como o Dosvox, que permite ao deficiente visual participar do curso. Hoje o asilo atende 77 idosos, que poderão utilizar o laboratório e participar de cursos para aprender a utilizar as máquinas. "Os idosos estão ansiosos, este espaço será muito positivo no dia a dia deles. É uma ocupação a mais, além de ser um aprendizado", diz Sônia Solange de Souza e Silva, administradora da instituição.
O Projeto utiliza verba do Fundo Social através de subvenção, o objetivo é instalar 100 laboratórios em todo o Estado até dezembro de 2011. Itajaí recebe o terceiro, dois já foram inaugurados, sendo um em Içara e outro em São Francisco do Sul. Nas próximas semanas mais seis espaços serão inaugurados nas cidades de Joinville, Garuva, Barra Velha, Xanxerê, Jacinto Machado e Lauro Muller. "Os laboratórios são todos padronizados, no momento 38 projetos estão tramitando. Em cada inauguração podemos presenciar o reflexo deste projeto", diz Kennedy Nunes, idealizador do Passaporte Digital.
"Estou muito feliz com a iniciativa do Deputado Kennedy, quando tive conhecimento do Projeto logo busquei informações para poder indicar instituições da nossa cidade. Sei que é a realização de um sonho para o Asilo", fala a Vereadora Susi Bellini. A parlamentar participará da inauguração juntamente com o Deputado Kennedy.