quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Lei do Jovem Aprendiz é apresentada na Câmara de Vereadores

Itajaí – Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 29, a Presidente do Instituto Crescer, Maria Elisabeth Bittencourt, irá usar a tribuna da Câmara de Vereadores para esclarecer o que é a Lei do Jovem Aprendiz, como funciona e as vantagens que ela oferece aos empresários.“Os vereadores podem contribuir e incentivar as empresas a cumprir esta legislação”, fala a Presidente do Instituto.

O espaço foi solicitado pela Vereadora Susi Bellini (PP), que como Presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente está sempre atenta as questões voltadas a este público. “Os jovens precisam do apoio do empresariado para colocar em prática o que estão aprendendo na capacitação, nascendo assim o primeiro emprego, a oportunidade”. diz Susi Bellini.

A sessão será prestigiada por mais de 60 alunos do Projeto Crescer que estão inscritos na Lei do Jovem Aprendiz. A comunidade e empresários que tenham interesse em conhecer o projeto devem participar da sessão, que inicia às 17h.

Consórcio e Fórum de Segurança Pública devem ser criados com apoio da Comissão das Obras do Complexo Penitenciário


Camboriú – O tempo tem contribuído para o andamento das obras do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. No fim da manhã desta quarta-feira, dia 28, após a reunião na Câmara de Vereadores de Camboriú, a Comissão de Acompanhamento das Obras esteve no terreno da Canhanduba para fiscalizar a construção, onde mais de 30 homens estavam trabalhando ativamente. O grupo conversou com os funcionários e registrou através de fotos o andamento das obras. “Após algumas visitas frustradas, é muito satisfatório encontrar máquinas, caminhões e trabalhadores no local”, disse a Vereadora Susi Bellini.


Antes da visita o grupo debateu a construção de um CIP/CER em Balneário Camboriú para atender a região, desativando assim a unidade de Itajaí, que seria transferida para este espaço mais amplo prevendo área para capacitação, escola técnica, oficinas e etc. O Diretor de Justiça e Cidadania da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Itamar Bressan Boneli, apresentou um modelo de Centro de Sócio-educação, já implantado no Paraná, orçado em R$ 8 milhões e 332 mil reais. O Diretor esclarece que o Estado não tem previsão orçamentária para construir a unidade em Balneário Camboriú, mas se a Comissão conseguir viabilizar a construção o governo pode assumir a administração.


Para tanto, a comissão já está movimentando em parceria com a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Santa Catarina (Feconseg/SC) a criação de um Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania (CIMSC-AMFRI), aonde seria possível a captação de recursos, além disso, um Fórum Permanente de Segurança Pública também deve sair do papel. Durante a reunião o Presidente da Feconseg/SC, Dr. Valdir de Andrade, entregou um Ofício à Prefeita de Camboriú Luzia Coppi solicitando apoio nestas ações. Documentos semelhantes serão enviados a todos os prefeitos da região através da Federação.


Ainda foi pauta da reunião a construção da Delegacia do Monte Alegre, que já está em andamento. Segundo o Vereador de Camboriú, José Rodrigues Pereira, a obra deve estar pronta em seis meses. Outro assunto em debate foi a terraplanagem do presídio, “o Engenheiro Muller, representante do Governo do Estado, prometeu que até 15 de outubro seria realizada medição, que não aconteceu, estamos sem resposta sobre este assunto”, relatou o Coordenador da Comissão Santiago Martin Návia.


A próxima reunião ficou agendada para o dia 11 de novembro, às 8h30min, na Câmara de Vereadores de Itajaí.