quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Seminário debate propostas para coleta e tratamento do lixo




A gestão de resíduos sólidos urbano foi tema de seminário regional nesta quarta-feira (04) em Balneário Camboriú. Vereadores da região, autoridades, entidades e especialistas da área debateram o assunto na sede da Câmara de Vereadores da cidade.

Propostas para adequação das normas vigentes ao destino e tratamento do lixo e implantação de um consórcio Intermunicipal para coleta e tratamento dos resíduos sólidos urbanos foram o foco do 1º Seminário.

A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini, participou do evento que teve na programação palestra de abertura com o advogado e Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, com o tema: “A realidade regional”. A segunda Palestra da tarde discutiu o tema: “Aterro Sanitário e Licenciamento Ambiental”, que foi ministrada pela Bióloga, pesquisadora, consultora e mestre em engenharia ambiental, Iracema de Souza. O encontro encerra por volta das 19h após palestra sobre o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, com Marilza Dias e Novas Tecnologias e Soluções para Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos, com Rui Benitez.

O Seminário foi proposto pelo Vereador Dão Koeddermann através da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú com o apoio da Câmara de Vereadores de Itajaí, do Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental – IDEIA e do PARLAAMFRI, o Parlamento da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu.



Ilhota passa a integrar a Comissão de Segurança Pública





Ilhota passa a integrar a Comissão de Segurança Pública

Itajaí – Na manhã desta quarta-feira (04) a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) se reuniu na Câmara de Vereadores de Itajaí. O encontro foi marcado pelo ingresso de membros do município de Ilhota, que passaram a integrar oficialmente a comissão, que agora abrange aos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Penha e Ilhota. Simbolicamente, os novos membros foram recebidos pela representante da Câmara de Itajaí, Susi Bellini, pelo Presidente da Comissão, Santiago Martin Návia e pelo Presidente da Feconseg Dr. Valdir de Andrade.

Outro ponto debatido na reunião foi a denúncia recebida sobre a falta de atendimento médico no Presídio de Balneário Camboriú. A comissão definiu que um ofício será enviado à Secretaria de Segurança Pública relatando o problema. Sobre os Conselhos Antidrogas, que estão em atividade na região, a comissão pretende convidar os representantes para participarem das reuniões da CISP, para que as dificuldades sejam debatidas em grupo, buscando uma solução para o enfrentamento do crack.   

Na pauta ainda foram debatidos a alteração do Estatuto do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, a pesquisa que deve ser realizada na região para levantar dados sobre a drogadição e realidade socioeconômicas da família e o modelo de gestão carcerária para a penitenciária que está em construção no bairro Canhanduba, em Itajaí.

A visita as obras do Complexo Penitenciário foram suspensas devido à chuva. A próxima reunião ficou agendada para o dia 18 de agosto, às 9h, na Câmara de Vereadores de Ilhota.