sexta-feira, 20 de abril de 2012

Encontro debate a participação da mulher na política


No ranking mundial, Brasil ocupa a 141ª posição

Itapema – Mulheres de todo o Estado estão reunidas para debater a importância da participação feminina na política. O IIIº Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina tem como local este ano a Câmara de Vereadores de Itapema, com uma programação contendo conferência, debates e palestras. A programação aconteceu nesta quinta e sexta-feira (19 e 20) com a participação de Deputadas, Vereadoras, prefeitas, servidoras de Câmaras de Vereadores e representantes de classes.
As políticas públicas priorizadas na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi tema do encontro, que contou também com a participação de representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados. Segundo apresentação da Procuradoria, as mulheres são 52% do eleitorado no Brasil, mas das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, apenas 45 são ocupadas por mulheres, percentual que não chega a 10%, enquanto no Senado Federal, de 81 cadeiras, dez foram conquistadas por senadoras (12%).
Segundo Susi Bellini, Vereadora de Itajaí, a conferência sobre os 80 anos da conquista do voto feminino foi muito importante durante o encontro, por resgatar a história e tratar dos avanços e das conquistas das mulheres. "Precisamos aumentar a participação feminina na política, os dados estatísticos mostram a realidade. Ainda temos muito para evoluir", conclui Susi.
Já num ranking da União Interparlamentar da ONU/2011, de 188 países, o Brasil ocupa a 141ª posição em participação política da mulher. As dificuldades de acesso aos partidos políticos, o custo das campanhas políticas, a dupla jornada e a autoimagem de subordinação foram citadas como causas desse desequilíbrio na democracia brasileira. "Não somos flores para enfeitar mesas de reuniões, somos mais do que isso", disse a Deputada Angela Albino, durante o debate.
O encontro foi organizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, com o apoio da Casa de Leis de Itapema.

Texto e fotos: Elizângela Cardoso
Legenda fotos: 8665 – Vereadora de Itajaí Susi Bellini, Vice-Prefeita de Itapema Maria Luci, Presidente Nacional da Mulher Progressista Beth Tiscoski. / 8669 – Presidente Nacional da Mulher Progressista Beth Tiscoski, Deputada Angela Albino, Deputada Ana Paula Lima e Vereadora de Itajaí Susi Bellini