segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Membros da CISP visitam Consórcio Modelo no Paraná



Susi com o |Prefeito e Presidente do Consórcio
Atendendo convite do Presidente do Consórcio, comissão espera economizar recursos e tempo com a visita




Itajaí – Com o propósito de conhecer o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Região Metropolitana de Londrina (CISMEL) a Vereadora de Itajaí e representante da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) Susi Bellini e o Coordenador da Câmara de Segurança Pública da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) Silvio Vieira viajaram para o município de Rolândia (PR), sede do consórcio, onde foram recebidos nesta segunda-feira (13) pelo Prefeito e Presidente do Consórcio Johnny Lehmann.

O CISMEL foi o primeiro Consórcio de Segurança Pública do Brasil, a idéia que surgiu em uma reunião no Ministério da Justiça, em Brasília, foi abraçada pela Coordenadoria Regional de Londrina e pela Assessoria da Prefeitura de Rolândia. Depois de quatro meses de estudos para a elaboração do estatuto, o consórcio foi implantado na região em julho de 2009 com a participação de nove cidades.


Com mais de um ano de funcionamento o consórcio já atua com dez municípios e arrecadou 19 milhões de reais do PRONASCI (Programa Nacional Segurança com Cidadania) que serão aplicados em três projetos: sendo a instalação de 180 câmeras de segurança para o projeto Video Monitoramento; o reaparelhamento da Guarda Municipal de Apucarana, Arapongas e Londrina e a criação do Programa de ressocialização para jovens - Protejo.


Segundo o presidente, para que o consórcio tenha êxito o Executivo tem que se envolver no processo e acreditar no consórcio. “A burocracia é grande mas após algumas barreiras vencidas o consórcio é uma realidade e traz benefícios para a região”, diz Johnny.


Após a Vereadora Susi explicar como está o andamento do Consórcio da região de Itajaí, a assessora Cristina Vermelho avaliou que o próximo passo do primeiro Consórcio de Segurança Pública catarinense deve ser a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que deve ser formado por representantes do Executivo, Legislativo, Polícias Militar, Civil e Federal, Conselhos de Segurança, Associação Empresarial entre outras entidades representativas.


“Ficamos muito satisfeitos e motivados com as informações repassadas pela equipe do CISMEL, agora vamos nos reunir com a CISP, que criou o consórcio aqui na nossa região, para planejar os procedimentos exigidos pelo Pronasci e o início da captação dos recursos”, fala a Vereadora Susi Bellini.


Segundo Susi, o intercâmbio com Londrina irá agilizar e facilitar o processo de implantação do consórcio. “Descobrimos que lá a pesquisa foi feita de forma simples, com apuração de dados captados pela prefeitura de cada cidade, seguindo um roteiro do Pronasci.


Vamos economizar recursos se adotarmos o mesmo procedimento. Estamos voltando com uma visão mais ampla da atividade do consórcio”, completa a Vereadora.

Nos próximos dias uma reunião extraordinária da CISP será marcada para debater as providências, entre elas a revisão do estatuto do consórcio, a inscrição do consórcio junto ao Pronasci, a estrutura administrativa para o início dos trabalhos e a criação do GGIR e GGIM.


Texto e fotos: Elizângela Cardoso