segunda-feira, 21 de junho de 2010

CISP promove capacitação para Projetos de combate às drogas



Itajaí – Com o objetivo de estimular as prefeituras e entidades da região a elaborar projetos e buscar recursos para prevenção, combate e recuperação de dependentes de crack, a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública da Foz do Rio Itajaí-Açu (CISP) realiza nesta segunda-feira (21) seminário com Manoel Telles, Coordenador de Subvenção Social da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Segundo Manoel, o Fundo Nacional Antidrogas possui uma verba de R$ 410 milhões, “este recurso  é fruto de apreensões do narcotráfico”, fala o coordenador. Os municípios interessados em apresentar projetos na área de prevenção, podem conquistar parte deste cifrão.

Durante o seminário, que segue até às 17h no auditório da Amfri, em Itajaí, os participantes aprendem na teoria e na prática a elaborar projetos, que podem beneficiar os municípios com ações de redução da oferta e demanda de drogas, tratamento, reinserção sócio-familiar e enfrentamento do narcotráfico.

A política sobre drogas ainda é nova, a secretaria existe há mais de 10 anos, mas foi realinhada em 2004. Estamos ainda no processo de diagnóstico, não temos um mapeamento do consumo de crack, as pesquisas que possuímos apontam a cocaína e a maconha como as drogas mais consumidas no país”, diz Manoel Telles.

O Coordenador ainda fala que o Governo tem consciência que o executivo municipal é que sofre diretamente as conseqüências do aumento do consumo de drogas nas cidades brasileiras, por este motivo capacitações são promovidas no intuito de qualificar os projetos enviados à Brasília, para que cheguem com formatação adequada, obedecendo aos critérios do comitê gestor e facilitando a aprovação.