terça-feira, 6 de abril de 2010

Moção é aprovada em Comemoração aos 30 anos do Sindipi














Itajaí – Foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (06) a Moção de Congratulações ao Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) pelos 30 anos de fundação, de autoria da Vereadora Susi Bellini.


O aniversário do sindicato que tem como origem uma Associação Profissional do setor pesqueiro será comemorado no próximo dia 28. Cerca de 15 mil empregos diretos e 50 mil indiretos são gerados pelo setor, que produz em média 220 mil toneladas de pescados por ano tendo as maiores indústrias localizadas na Região do Vale do Itajaí.


“O Sindipi é um sindicato reconhecido e respeitado na região pelo trabalho sério e transparente que vem desenvolvendo. O setor pesqueiro eleva o nosso município nacionalmente e merece a nossa consideração”, disse a parlamentar.


Texto: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)

Vereadora apresenta Indicação para instituir Semana de Prevenção


Itajaí – Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde a Vereadora Susi Bellini (PP) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (06) a Indicação n° 463/2010, que propõe ao Executivo “Instituir a Semana de Prevenção e Controle do Câncer de Mama e Ginecológico no Município de Itajaí”.


O anteprojeto de Lei tem como intuito a prevenção e orientação às mulheres, contra o câncer de mama e câncer ginecológico. “O câncer de mama é o mais temido pelas mulheres, ele é responsável pela morte de muitas mulheres no Brasil” defende a Vereadora.


O câncer ginecológico é também uma das principais causas de mortalidade feminina. Isto ocorre principalmente porque, no início, a doença pode ser assintomática ou apresentar sintomas que não alertam a mulher para a necessidade de se consultar e fazer os exames preventivos. Por ser uma doença de evolução lenta, quando diagnosticada poderá já estar em uma fase adiantada, com menor chance de cura.


A Indicação foi aprovada por unanimidade e deve retornar à Casa Legislativa como Projeto de Lei para votação em plenário, a semana será comemorada coincidindo com o Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro.

Texto: Elizângela Cardoso (SC 01822 JP)

Segurança Pública é tema de debate


Itajaí – Na noite desta segunda-feira, dia 05, o Jornal Diário da Cidade promoveu o segundo Região em Debate, desta vez o tema foi “Segurança Pública”.


Participaram da mesa de discussão a Vereadora Susi Bellini, o Secretário de Segurança Pública de Itajaí Carlos Ely, o Cel. da Polícia Militar Umberto Garcia, o Deputado Federal Adherbal Cabral, o Delegado Maurício Escudlark, o Presidente da Feconseg Valdir de Andrade, o Colunista Magru Floriano, o apresentador de TV Sandro Garcia, a Jornalista Siliana Dalla Costa e o colunista político Paulo Schanwtz. O debate foi conduzido pelo Diretor de Expansão do Jornal Jorge Vieira e pelo Diretor Comercial Rodrigo Vietez.


O colunista Magru Floriano, abriu o debate questionando o Delegado Escudlark “porque é tão difícil fazer segurança pública...?”. Maurício aponta que a maior dificuldade é a falta de efetivo. “Hoje temos reincidentes com 15 passagens e 7 homicídios, se ele tivesse permanecido na prisão, seriam 6 mortes a menos. Precisamos de uma legislação mais severa e de mais vagas nos presídios”, disse o Delegado.

O representante da Polícia Militar destacou que há 26 anos o Estado possui 12 mil homens no efetivo. “A população cresceu e o efetivo não”, diz Cel. Umberto.


Susi Bellini destaca que hoje Itajaí possui 1.037 mandados de prisão em aberto, pois faltam vagas nos presídios e penitenciárias. A Vereadora ainda fala que a escassez de recursos para a área de segurança pública é um absurdo.


O Deputado “Deba” defende que o setor de segurança pública tenha um repasse de verba de 5% a 8% da arrecadação. Hoje o percentual é de 1%.


O grupo debateu a questão da guarda armada, do conselho tutelar, efetivo da polícia militar, do presídio, de cursos profissionalizantes e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Susi Bellini destaca que hoje a comunidade e a mídia destacam muito os direitos da criança e do adolescente, mas esquecem de enfatizar que o Eca também trata dos deveres.


A matéria com todos os detalhes do debate será veiculada amanhã no Jornal Diário da Cidade.


Texto: Elizângela Cardoso (SC 01822 JP)