Um projeto apresentado na Câmara de Vereadores de Itajaí propõe que Itajaí e Navegantes se tornem oficialmente reconhecidas como cidades-irmãs.
O documento apresentado pela Vereadora Susi Bellini (PP) busca uma maior aproximação entre os municípios, especialmente no âmbito das relações culturais, educacionais, sociais e econômicas, além de estimular também projetos assistenciais e turísticos, em parceria.
“As cidades historicamente já possuem uma relação muito próxima, porém não há uma Lei que oficialize este laço e que permita parcerias. Acredito que este projeto possa criar oportunidade de investimentos em conjunto e principalmente de importantes parcerias na área cultural e educacional”, diz Susi Bellini.
Com a Lei as cidades poderão fomentar programas de ação nas áreas social, cultural e econômica, em especial os relativos à organização, administração e gestão urbana; também a criação de programas de cooperação técnica buscando o incremento estudantil entre as escolas municipais, com a instituição de prêmios aos melhores alunos, promoção de viagens de estudos, de turismo popular e a criação de comitês de apoio formados por pais e professores.
O projeto que “Declara oficialmente Navegantes como cidade-irmã de Itajaí e dá outras providências” foi apresentado na última semana e será avaliado pelas comissões.
Texto: Elizângela Cardoso
Foto: Victor Schneider