domingo, 30 de setembro de 2012

Saúde da mulher itajaiense poderá ser reforçada com a criação de programa


 
Itajaí poderá contar nos próximos anos com o Programa Municipal “Mulher – Sua Saúde”, que por meio de seminários, cursos e palestras nos bairros, tem como meta conscientizar e prevenir sobre os cuidados da saúde da mulher.

A proposta do programa é abranger informações suficientes e essenciais nas áreas de: gravidez, parto e pós-parto; gravidez na adolescência; planejamento familiar; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; adolescência feminina; menopausa, terceira idade; direitos no trabalho; educação; a mulher como cidadã e a criação da Cartilha da Mulher.

A proposta é da única Vereadora mulher nesta legislatura, Susi Bellini, que é candidata novamente ao pleito e pretende continuar investindo em projetos voltados para a mulher e a família.

Acredito que este projeto pode melhorar as condições de saúde da população feminina. É preciso informar nossas mulheres sobre doenças e riscos, além de propor metas para garantir acesso aos serviços essenciais em todas as fases do ciclo vital”, enfatiza a vereadora.

Já a criação do “Cartão Mulher”, é um projeto inovador na cidade que irá contribuir para otimização do tempo no agendamento de consultas e na qualidade do atendimento em qualquer unidade de saúde. “O cartão irá registrar todas as informações e histórico de consultas da usuária, o que certamente, irá elevar a eficiência dos atendimentos”, explica Susi.

O “Cartão Mulher” deverá possuir as informações como controle de consultas, exames e tratamentos abrangendo: consulta ginecológica periódica; citologia oncótica; exames (mamografia, ecografia, teste de osteoporose); planejamento familiar; gestação; menopausa e terceira Idade (controle de tratamento da osteoporose).

Este programa já foi implantado em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Guarulhos e Angra dos Reis, já a capital do Paraná, Curitiba também possui programa similar que recebeu apoio do Governo Federal.