sábado, 14 de agosto de 2010

Empreendedoras de SC se reúnem em Rio do Sul para discutir a participação da mulher na política

Nesta sexta-feira ( 13), mulheres empreendedoras de todo o Estado estiveram reunidas em Rio do Sul no Encontro Estadual da Mulher Empresária. Cerca de 200 mulheres marcaram presença no evento que aconteceu no Esporte Clube Concórdia.

A “Inserção da Mulher no Ambiente Político” é o tema do painel que abre o encontro e reúne Angela Amin e Ideli Salvatti. Na oportunidade, as convidadas discutiram propostas ligadas à mulher empresária catarinense. Associativismo, empreendedorismo e política foram os principais assuntos abordados.

Segundo dados do IBGE as mulheres são maioria do eleitorado catarinense e minoria na política. Durante o painel, Angela destacou a participação efetiva das mulheres na Associação Empresarial de Itajaí, que já ocuparam a presidência por quatro gestões, sendo exemplo para todo o Estado. A Deputada Federal também destacou o envolvimento no associativismo da Vereadora de Itajaí Susi Bellini.

Susi, que marcou presença no evento, é a única mulher eleita nesta legislativa na Câmara de Vereadores de Itajaí. Como empresária, sempre participou ativamente da Associação Empresarial.

A Deputada Angela também destacou a importância do espírito associativista e falou às empresárias que desde 2004 sonha e se prepara para governar o Estado.

Sobre a participação da mulher na política, a deputada progressista destacou que a participação feminina no mercado de trabalho vem crescendo em todas as profissões mundialmente, com exceção da área de gastronomia, que ainda é dominada pelos homens. Já na política, o processo vem evoluindo com harmonia. “No meu caso este amadurecimento começou dentro de casa, na minha família, desde que decidi iniciar na política, meu marido Esperidião me apoiou”, disse Angela.

O 16º Encontro Estadual da Mulher Empresária é uma realização da Câmara da Mulher Empresária de Rio do Sul, Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC).

Além do painel, o encontro contou com dicas do cirurgião plástico, Dr. Almir El Haje, e os cases de Maria Carolina Linhares, primeira presidente mulher da ADVB/SC ; e Daniela Borges de Freitas, presidente do Conselho de Administração da Villa Francioni (São Joaquim).