quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vereadora questiona obras da Penitenciária




Itajaí – Através do Requerimento nº 218/2011 a Vereadora Susi Bellini solicitou envio de ofício ao Governador do Estado, Raimundo Colombo e ao Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Grubba, com cópia a Secretária de Justiça e Cidadania Ada de Luca pedindo informações referente a obra da Penitenciaria localizada no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, bairro Canhanduba.

Segundo Susi, a construção está abandonada, com material estragando devido a umidade, tendo ainda fios a mostra e paredes danificadas. “Tenho acompanhado a obra e há muito tempo não tenho visto trabalhadores por lá. É lamentável”, disse a parlamentar ao apresentar fotos do local durante a sessão ordinária.

O documento foi aprovado pelos Vereadores. A situação do prédio que abrigará o sistema semi-aberto também foi comentada pela Vereadora. “É um espaço para 120 detentos, que já terão atividades garantidas como a fabricação de cadeiras de rodas. No entanto ainda não está em funcionamento por detalhes mínimos que faltam serem concluídos na obra”, falou Susi.


Municípios da região avançam na adesão ao PRONASCI


 Municípios da região avançam na adesão ao PRONASCI  

Balneário Camboriú – O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública deve em breve sair do papel e iniciar a captação de recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Um novo passo foi dado na manhã desta quinta-feira (26) quando prefeitos das cidades que já aderiram ao consórcio se reuniram para debater o tema e dar sequencia ao processo de efetivação e adesão ao Pronasci.

O encontro aconteceu na Prefeitura de Balneário Camboriú e resultou também na formação de uma comissão que representará o Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR). Foram nomeados membros da comissão: Nilson Probst (Balneário Camboriú), João Calixto Faquiti (Camboriú), Christian Barbosa (Itapema), Luciano Estevan (Itapema), Sônia Maria Alves (Itajaí) e Joab Bezerra Duarte (Navegantes).

A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini participou da reunião e apresentou ao grupo dados do Consórcio Intermunicipal de Segurança da Região Metropolitana de Londrina (CISMEL), que foi o primeiro consórcio do país nesta área. “Estive em Rolândia (PR) em dezembro do ano passado para acompanhar o processo de criação e funcionamento do consórcio. Lá eles já estão com cerca de 20 milhões na conta”, fala a parlamentar.


O consórcio da região de Itajaí foi criado pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (FECONSEG/SC) com o apoio da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), tendo inscrição cadastral registrada oficialmente em 17 de maio de 2010.

A discussão contou com a presença dos prefeitos Edson Renato Dias, de Balneário Camboriú, Sabino Bussanello, de Itapema, Luzia Coppi Mathias, de Camboriú, Roberto Carlos de Souza, de Navegantes, Sônia Maria Alves, Chefe de Gabinete representando o prefeito Jandir Bellini, Susi Bellini, Luciano Estevan, chefe de gabinete de Itapema vereadora de Itajaí, Dão Koerddermann, vereador de Bal. Camboriú e presidente do Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri), Nilson Probst, Secretário de Segurança de Balneário Camboriú e Christian Barbosa, diretor de Segurança de Itapema.