terça-feira, 17 de novembro de 2009

Crianças, adolescentes e adultos promovem a paz com autoridades e artistas


Itajaí – Aproximadamente duas mil pessoas transformaram o calçadão da Hercílio Luz num grande tapete branco na tarde desta terça-feira, dia 17. O 1º Movimento pela Paz mobilizou alunos das escolas públicas e privadas, entidades, autoridades, artistas e também o comércio da rua, que acolheu os participantes da caminhada com balões brancos nas fachadas das lojas, aplausos e manifestações dos funcionários.

Após a passeata pelo calçadão, os participantes se concentraram na Praça Irineu Bornhausen, em frente à Igreja Matriz, aonde os promotores falaram sobre a paz intercalados por apresentações dos colégios e escolas. O Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses Dr. Paulo Ricardo Bruschi, ao subir no palco incentivou as crianças a agirem como agentes da paz, fazendo uma breve reflexão sobre o assunto. “A partir de agora vocês serão multiplicadores da paz”, disse o Presidente que veio de Florianópolis especialmente para prestigiar o movimento.

Depois de ouvirem mensagens de paz das demais autoridades presentes e acompanharem as apresentações culturais, os participantes vibraram com as canções de paz embaladas pela Banda Nego Joe e pelo cantor e compositor Armandinho, que interrompeu a gravação do CD para comparecer no evento. “Paz é fazer boas ações todos os dias” disse Armandinho ao público.

O 1º Movimento pela Paz foi promovido pela Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Itajaí, pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itajaí, pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do Projeto Agente da Paz da Associação dos Magistrados Catarinense. “Estamos emocionados com esta grande manifestação em prol da paz, agradecemos nossos parceiros e a imprensa, pois sem a divulgação não teríamos atingido tantas pessoas”, falou emocionada a Presidente da Comissão da Criança e Adolescente Susi Bellini.

Já o Juiz da Vara da Infância, Dr. José Carlos Bernardes, lembrou do primeiro evento promovido na cidade pela Paz, em 2005, quando a Associação dos Magistrados Catarinenses lançou o projeto piloto do Agente da Paz no Estado.

O movimento encerrou por volta das 16h, após o show com Nego Joe e Armandinho, que se despediram de Itajaí distribuindo autógrafos aos fãs.