sábado, 16 de julho de 2011

Desfile Rural movimenta a Hercílio Luz





Itajaí – A história da agricultura de Itajaí foi o tema do 2ª desfile Rural, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural para promover a Festa Nacional do Colono, neste sábado (16). A rua, de intenso fluxo de pessoas, ficou tomada de máquinas agrícolas, carroças e carros alegóricos que resgataram a agricultura de décadas passadas.

A realeza da festa desfilou em carro especial, acenando para o público. Agricultores acompanhados de filhos e alunos de escolas rurais protagonizaram a vida no campo vivida pelos seus descendentes, trazendo para o público hábitos como preparar polenta no fogão a lenha, cortar madeira com serra manual e passar roupa com ferro de brasa. A agricultura moderna também foi evidenciada no desfile, com a passagem de tratores e colheitadeiras de última geração.

Além de moradores e turistas que circulavam pela Hercílio Luz, o desfile foi apreciado por autoridades da cidade. “Fiquei emocionada em ver a moderna frota agrícola oferecida pela prefeitura aos nossos agricultores, também é notável o avanço tecnológico nos equipamentos. O evento conseguiu misturar bem o antigo e o moderno,” disse Susi Bellini, vereadora de Itajaí.

“Tudo o que vi aqui já vivenciei. O desfile me fez lembrar a vida no campo lá em Soledade (RS), quando eu plantava milho, feijão e trigo, disse Dona Elvira Bellini, de 84 anos, ao acompanhar o evento.

Na noite deste sábado o festejo continua com o tradicional Jantar em homenagem ao Agricultor, que reúne famílias das 18 comunidades rurais. Dados da prefeitura indicam que cerca de 500 famílias vivem direta ou indiretamente da agricultura no município.

A Festa Nacional do Colono acontece no período de 20 a 24 de julho no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graf. Uma das novidades do festejo será a nova Casa do Colono que oferece o típico café colonial, com espaço para 250 pessoas sentadas. A programação completa da festa pode ser conferida no site www.festadocolono.com.br.







Texto e fotos: Elizângela Cardoso
Veja mais imagens no Facebook/susibellini  - Álbum 2º Desfile Rural