quinta-feira, 12 de julho de 2012

Presos recebem certificado de curso em Itajaí




Para dez detentos da penitenciária masculina de Itajaí esta quinta-feira (12) foi marcada pela alegria de rever a família e emoção de receber o certificado de conclusão do primeiro curso de solda promovido dentro da unidade, localizada no bairro Canhanduba.

O curso foi implantado em maio através do projeto "Liberdade sobre Rodas" do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre a Violência e Criminalidade de Itajaí (IEPES), com o apoio da empresa Assessoritec.

Segundo a representante do IEPES, promotora de justiça Dra. Cristina Balceiro da Motta, logo três novos cursos serão iniciados na penitenciária. "Este é um trabalho sério e vamos fazer de tudo para encaixar vocês no mercado de trabalho", disse ela aos formandos.

Já o juiz Pedro Walicoski Carvalho, um dos motivadores do curso, destacou os índices baixos de reincidência atingidos por penitenciárias que implantaram atividades ocupacionais. "Na unidade de Joinville a reincidência é de 11 a 12%, enquanto a média brasileira é de 80%. Nossa meta é atingir índices similares ao da cidade vizinha. Este é o início de um longo trabalho, e com ele, vamos reduzir a necessidade de criar mais vagas nos presídios", disse Dr. Pedro.

"O conhecimento ninguém tira de vocês. Esta é uma grande oportunidade", falou motivado o Diretor do Complexo Penitenciário, Edemir Alexandre Camargo Neto.

Dona Celina Brião, de 85 anos, veio prestigiar a formatura do filho, que está há 8 anos cumprindo pena e deve receber a liberdade nos próximos dias. "Estou confiante que ele vai aproveitar esta oportunidade", disse a senhora ainda emocionada.

Autoridades também participaram da formatura dos reeducandos. A Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Itajaí, Susi Bellini, acompanhou a formatura representando a casa legislativa. Susi há mais de um ano debate este tema junto a entidades e reivindica as autoridades do Estado à implantação de projetos de ocupação do detento, através de cursos profissionalizantes, educação escolar e instalação de empresas dentro da unidade.