sexta-feira, 20 de maio de 2011

Empresa faz demonstração de ducha ecológica em Itajaí


Itajaí – De forma rápida e prática o produto foi demonstrado durante esta semana na Praia Brava, em Itajaí. O equipamento, que tem um custo médio de R$ 2.000,00 a unidade é recomendado pelo Ibama pela contribuição com o meio ambiente. A ducha não usa água potável nem energia elétrica, é feita de polipropileno e capta a água do mar, que é tratada com filtro e pastilhas de cloro que ficam num compartimento do chuveiro.
Segundo Armando Fantini, inventor da ducha, o equipamento de apenas 4kg é facilmente instalado na areia e não requer estrutura. “O procedimento é muito simples, cavamos até encontrar o lençol freático e instalamos a ducha. Para evitar vandalismo parte do chuveiro pode ser retirado e guardado à noite, já que é totalmente removível e desmontável”, diz Fantini.
O proprietário da empresa que tem sede em São Paulo ainda garante que o tratamento reduz até 95% do sal da água, baixa até 10% o pH e elimina até 99% de bactérias e coliformes fecais. Cada chuveirada consome uma média de 2 litros de água e o acionamento é através de uma bomba manual.
A demonstração foi acompanhada por funcionários da Fundação do Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e pela Regional de Atendimento ao Cidadão dos bairros Fazenda e Praia Brava. “Estamos conhecendo equipamentos que possam nos atender na próxima temporada. Esta ducha é prática e gera economia para a cidade, porem ainda estamos na fase de análise”, disse o Diretor da Secretaria de Turismo Darlan H. Martins. A Vereadora Susi Bellini também conferiu a novidade. “Na última temporada recebemos uma série de reclamações sobre os chuveiros da orla itajaiense, que constantemente são alvo de vândalos e ficam ligados, aumentando o consumo de água e gerando custo para o município. Visando uma solução para este problema o executivo está buscando alternativas”, disse a parlamentar.