terça-feira, 27 de abril de 2010

Segundo Conselho Tutelar de Itajaí pode se tornar realidade no próximo ano


Itajaí – O grupo que debate a criação do segundo conselho tutelar de Itajaí, coordenado pela Comissão Permanente de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores, se reuniu na manhã desta terça-feira (27). Os trabalhos avançaram e a avaliação dos mais de 60 artigos foi finalizada.

As reuniões iniciaram em março de 2009, neste período Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, Comdica, Conselho Tutelar, Procuradoria do Município e da Câmara, juntamente com entidades ligadas ao setor debateram os artigos que vão compor o documento. A Presidente da Comissão, Vereadora Susi Bellini não pode participar do encontro, que foi coordenado pela assessoria do seu gabinete. “Pretendemos apresentar o anteprojeto o quanto antes para que seja possível criar o segundo conselho a partir da próxima eleição”, fala a Vereadora ao ser questionada sobre o assunto.

Na próxima reunião, que deve ser a última, a minuta revisada será transformada no anteprojeto de lei que será apresentado em plenário e encaminhado ao Executivo. O encontro está marcado para o dia 18 de maio às 8h30min no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Escritor Itajaiense faz palestra no Cip


A garotada poderá saber quais os passos para se tornar um escritor e conhecer algumas obras do autor.

Itajaí – Nesta quarta-feira, dia 28, o escritor Magru Floriano vai participar da aula temática do Centro de Internamento Provisório de Itajaí (CIP). O encontro com os adolescentes em conflito com a lei está marcado para às 15h30min. A idéia partiu da Vereadora Susi Bellini, que após a última visita ao Centro sugeriu a implantação da biblioteca e o contato com escritores, estimulando os jovens a ler e escrever no tempo ocioso. “Temos muitos escritores em Itajaí, a idéia é periodicamente promover este encontro aonde a literatura e a experiência do profissional poderão despertar talentos nos jovens que estão procurando um novo rumo para as suas vidas” diz Susi.

Já Hélio Floriano dos Santos, conhecido como Magru Floriano, que além de escritor é professor e colunista político, está entusiasmado com a palestra, aonde o tema será os 150 anos de Itajaí, sua experiência como escritor e as obras já publicadas, com destaque para o livro “Itajaí em Chamas”, que retrata um fato histórico ocorrido na cidade nos anos 60.

O livro conta com detalhes o final de tarde de 02 de fevereiro de 1965, quando um incêndio de grandes proporções em um navio que descarregava gás liquefeito no terminal da Heliogás trouxe pânico à população de Itajaí. Em questão de minutos o bairro de Cordeiros e localidades próximas foi praticamente evacuado diante do pavor das chamas e das explosões que consumiam tanto o navio quanto boa parte do terminal. O trabalho também traz a biografia de um dos principais personagens, o marinheiro Odílio Garcia, que perdeu a vida na tentativa de salvar a população.

A administração do Cip está na expectativa deste novo projeto para as aulas temáticas, já que um dos objetivos do centro é a ressocialização do interno, através do contato com a família e com a sociedade, abrindo portas para o mercado de trabalho.

Na foto: Magru Floriano faz palestra para alunos

Sindipi recebe homenagem da Câmara de Vereadores pelos 30 anos


Itajaí - O Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), comemora nesta quarta-feira (28), 30 anos de fundação. Para marcar a data, uma programação está acontecendo na sede, são três dias de atividades voltadas para associados, convidados e imprensa. A intenção, segundo os organizadores, é aproximar ainda mais a entidade de seus associados, colaboradores e comunidade em geral.

Um dos destaques da agenda comemorativa é o lançamento de dois vídeos, um institucional e outro com parceiros homenageando o Sindipi. Outra homenagem que faz parte da programação é a entrega da Moção da Câmara de Vereadores de Itajaí, que acontece neste dia 28 às 19h no auditório do sindicato.

A placa de congratulações será entregue pela Vereadora Susi Bellini ao Presidente Dario Luiz Vitali. A homenagem foi proposta por Susi e assinada pelos demais vereadores da casa legislativa. “O Sindipi é um sindicato muito importante para o fortalecimento e desenvolvimento da pesca, já que esta é uma das principais atividades da nossa região. A Câmara não poderia se furtar de participar deste momento festivo” diz a Vereadora.

A programação segue até quinta-feira, dia 29. Mais informações através do site www.sindipi.com.br.