quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Navegantes integra Comissão da Penitenciária


Itajaí – Na manhã desta quarta-feira, dia 11, a Comissão de Acompanhamento das Obras do Complexo Penitenciário recebeu novos integrantes, passando a abranger também o município de Navegantes. O Vereador Fredolino Bento, o Secretário de Segurança Pública João Bezerra Duarte Filho e o Presidente do Conseg Carlos Alberto Vicente representaram oficialmente o ingresso da cidade. Após a posse dos novos membros o grupo debateu a importância de criar um consórcio, estando na pendência o retorno dos municípios que compõem a Amfri, manifestando o interesse em participar. “A criação do consórcio é fundamental para captarmos recursos e investirmos em projetos de segurança pública” diz o Presidente da Feconseg/SC, Dr. Valdir de Andrade.

Outro assunto discutido foi a superlotação e os problemas enfrentados pelo presídio de Itajaí. “As dificuldades são muitas no presídio, precisamos do apoio do governo e dos consegs para encontrar uma solução” desabafa Dr. Sandra Safanelli, da subseção de Itajaí da OAB/SC. Segundo Sandra, nos últimos dias os presos tem ameaçado rebelião e os agentes cogitam a possibilidade de paralisação.

Santiago sugere que os consegs se reúnam para debater estes assuntos. “Com o crescimento da comissão nos encaminhamos para a criação do consórcio e do Fórum Permanente de Segurança Pública, que devem se tornar realidade no próximo ano”, lembra o Coordenador da Comissão Santiago Martin Návia.

A Vereadora Susi Bellini, de Itajaí, falou sobre o 1º Movimento pela Paz, que acontece em Itajaí no próximo dia 17, iniciando às 14h com passeata pela Hercílio Luz, seguindo para Praça da Igreja Matriz aonde segue programação com apresentações, depoimentos e show da paz com a banda Nego Joe, e convidou os membros da comissão para prestigiarem. Após, se ausentou para representar a Câmara de Vereadores na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Itajaí, que aconteceu em Penha.

Depois da reunião administrativa, a comitiva seguiu com visita ao canteiro de obras do complexo. A próxima reunião será na Câmara de Vereadores de Navegantes no dia 25 de novembro às 8h30min. O último encontro do ano já ficou marcado para o dia 09 de dezembro, aonde a comissão deve apresentar relatório das atividades desenvolvidas desde a formação do grupo.