quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CISP encerra atividades do ano com criação de sub-comissão


O grupo recebe apoio da Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa

Itajaí – A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) terá como foco em 2012 à prevenção. Visando ações nesta área, foi formada uma sub-comissão de Prevenção durante a reunião de encerramento das atividades de 2011. "Queremos dar uma nova dinâmica para este tema, precisamos investir em projetos nesta área", disse a Vereadora Jane Stefenn que irá liderar a sub-comissão.
A Presidente da CISP, Vereadora Susi Bellini conduziu o encontro na manhã desta quarta-feira (14), que reuniu cerca de 30 pessoas no plenarinho da Câmara de Vereadores de Itajaí, e contou ainda com a participação do membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, Deputado Kennedy Nunes.
As ações da CISP no ano de 2011 foram voltadas para a fiscalização da obra da penitenciária do Vale do Itajaí e cobrança para que os prazos fossem cumpridos; para os pedidos encaminhados ao Governo do Estado solicitando a construção de um Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório na região; para os projetos de ocupação do detento; construção de uma penitenciária feminina; e para a efetivação do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar, que visa angariar recursos do Governo Federal para investimentos na área de prevenção através da educação, saúde e esporte.
Sobre o atraso nas obras da penitenciária, o juiz corregedor do presídio, Dr. Pedro Carvalho, enfatizou que o Ministério Público Estadual já recebeu o Inquérito Civil encaminhado pelo promotor de justiça de Itajaí, Dr. Milani Maurílio Bento, que aponta além da morosidade na entrega da obra, irregularidades na estrutura. Já o Diretor da Penitenciária e do Complexo, Edemir Alexandre Camargo Neto, colocou que o departamento está preparado para iniciar os trabalhos na penitenciária . "Estamos prontos para assumir a unidade, mas queremos que a empresa entregue a obra conforme a licitação", falou o jovem, que coordena também os trabalhos da 3ª Regional, que abrange 10 unidades.
Durante o encontro, a presidente da CISP oficializou a entrega do Ofício, destinado ao Governo do Estado de Santa Catarina, ao Deputado Kennedy Nunes, que irá passar às mãos do Governador Raimundo Colombo ainda esta semana. O documento, idealizado em parceria com o Parlaamfri e assinado pelos 105 vereadores da região da Amfri, trata de reivindicações para as polícias militar e civil e para a APRASC (Associação dos Praças de Santa Catarina). "Já estamos discutindo este assunto na Comissão de Segurança da Assembléia, e esta carta da CISP será protocolada também na nossa comissão", garantiu o Deputado.
Segundo Susi Bellini, o tema segurança pública é pauta prioritária em todo o país e tem se tornado uma das principais frentes do governo, mas a morosidade no andamento das questões tem dificultado a efetivação das ações. "Geralmente não temos recebido retorno quanto aos nossos pedidos, mas a CISP já se consolidou na região e não irá desistir de continuar trabalhando em prol de melhorias", disse a Presidente.
Desde a fundação em julho de 2009, a CISP, composta pelos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Penha, Ilhota e Itapema, já realizou em torno de 45 reuniões. Participam dos encontros representantes do Executivo, Legislativo, OAB, ACII, Polícia Militar e Civil, Conselhos de Comunidade, Conselhos de Segurança, FECONSEG, APRASC, PARLAAMFRI, LIONS, DEAP e Judiciário. A previsão é que em 2012 o primeiro encontro do grupo aconteça no dia 01 de fevereiro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Camboriú.
Participaram da reunião: Gaspar Laus (ACII), Luis Fernando Bittencourt (APRASC), Enilda Bittencourt (APRASC), Rogério Ferrarez (APRASC), Dão Koeddermann (PARLAAMFRI), Pedro Carvalho (Fórum Itajaí), Cristiano Tavares (Presídio Regional Itajaí), Ricardo Irineu Koch (OAB Itajaí), Flávio Schlickmann (OAB Itajaí), Edemir Alexandre Camargo Neto (CPVI/DEAP), Rodrigo Gabardo (CPVI/DEAP), Vânio Cesar Vieira (Vereador Itapema), Giovane Pasa (Vice-Presidente CISP), Jane Stefenn (Vereadora Camboriú), Israel dos Santos (SSP Itajaí), Edilson de Oliveira Ferreira (Lions BC), Alexsander de Souza (SSP Navegantes), José Rodrigues Pereira (Vereador Camboriú), Henrique Bertoldi (Vereador Camboriú), Valdir de Andrade (Feconseg/SC), Antônio Lopes (Sociedade de Psicanálise), Nilda Pereira, Yara Querne (Conselho da Comunidade), Luiz Nuhrich (Conseg Barra Norte), Dialison Vitti (Prefeitura Ilhota), Elizângela Cardoso (Gabinete Susi Bellini), Kennedy Nunes (Deputado Estadual) e Susi Bellini (Vereadora e Presidente CISP).