sexta-feira, 12 de março de 2010

Engenheiros acompanham Comissão de Segurança em visita no Complexo Penitenciário


Itajaí - A Comissão Intermunicipal de Segurança levou engenheiros na obra do Complexo Penitenciário na manhã desta sexta-feira (12). "Visualmente já notamos que provavelmente as celas tem problemas de recalque na fundação, que abalou a estrutura", diz o engenheiro Fausto Vieira Consoni, da Prefeitura de Camboriú. Recalque é o rebaixamento da parede ou da terra depois de pronta a obra. "Para emitir um laudo técnico precisamos ter acesso ao projeto estrutural e arquitetônico", conclui o engenheiro da Prefeitura de Itajaí Hermínio Guardiano.

A vereadora Susi Bellini (Itajaí) e os vereadores José Rodrigues (Camboriú) e Dão Koedderman (Balneário Camboriú) acompanharam a visita com o Presidente da OAB Subseção Itajaí Ricardo Izidoro Koch, que pela primeira vez esteve na obra. Também estiveram no local as advogadas Dr. Sandra Safanelli e Dra. Yara Querne e o Secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú, Adelcio Bernardino, que integram a Comissão.
As rachaduras nas celas foram localizadas pela comissão na última quarta-feira (10), aonde o grupo decidiu retornar ao local com engenheiros, para que após laudo técnico possa encaminhar denúncia ao Ministério Público, em caso de irregularidades.

As celas, pré-fabricadas com o sistema modular de monobloco, já estão há meses no pátio mas ainda não foram finalizadas, o teto não tem impermeabilização, o que pode ter gerado a possível infiltração. Segundo o mestre de obras Orivaldo Perondi, da Verdi Construções, empresa responsável pela fabricação das celas, ainda falta o acabamento com manta asfáltica no teto.

Além das fissuras nas celas, a comissão está preocupada com a área em construção aonde os presos passarão maior parte do tempo: o solário, salas de oficinas e refeitório. Nestes espaços as paredes estão sendo levantadas com tijolo em pé e sem reforço de tela metálica e algumas paredes já estão com chapisco. Segundo o Engenheiro Ronaldo Lacerda, da Construtora Espaço Aberto, o revestimento com tela será feito depois.

No local, 12 homens estavam trabalhando, número reduzido comparado há períodos em que 45 trabalhadores estavam executando a obra. "Este é o momento de fiscalizar e tentar corrigir o que está errado ou mal executado. O objetivo da comissão é acompanhar e cobrar das autoridades competentes agilidade na obra e cumprimento dos prazos, já que o complexo deveria estar pronto e ainda temos, segundo previsão do Estado, mais de um ano de trabalho", disse a Vereadora Susi.

A comissão também observou que a terraplanagem do presídio ainda não iniciou. A ordem de serviço foi assinada pelo Vice-Governador, Leonel Pavan e pelo Secretário de Segurança Pública do Estado, Ronaldo Benedet, no último dia 25, quando estiveram no Complexo Penitenciário para acompanhar a comissão. Segundo Benedet a terraplanagem iniciaria no dia 26 de fevereiro ou 01 de março.

A comissão irá solicitar à Secretaria de Segurança Pública do Estado o projeto e a planta da obra, como também, que os engenheiros responsáveis pela fiscalização compareçam com freqüência ao local. A Secretaria também será questionada quanto ao atraso na terraplanagem. A próxima reunião da comissão está agendada para o dia 24 de março na Câmara de Vereadores de Itajaí, às 9h.

Texto e Fotos: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)
Legenda foto - Vereador Zé Branco (Camboriú), Engenheiro Fausto Consoni (Camboriú), Vereadora Susi Bellini (Itajaí) e Engenheiro Hermínio Guardiano (Itajaí).