Itajaí – Aos 72 anos, a agricultora de Itapema Vergilina Souza de Oliveira já não se dedica mais as atividades da roça, mas participa ativamente dos encontros promovidos para confraternizar e atualizar as trabalhadoras rurais. Vergilina é uma das 220 mulheres participantes do 18º Encontro Regional de Agricultoras, realizado na Estação Experimental de Itajaí – Epagri. "Nos últimos seis anos não faltei nenhum, gosto de conhecer gente nova, de me ocupar com coisas diferentes", disse a agricultora que ficou entusiasmada ao saber que a programação conta com oficina de beleza com corte de cabelo e maquiagem.
Autoridades da região prestigiaram o encontro que iniciou às 9h desta quinta-feira (17) e contou com visita técnica nos projetos desenvolvidos pela Epagri como Flora Catarinense e Bioativas, e nas pesquisas de arroz irrigado e hortaliças. A Vereadora Susi Bellini, que representou a Câmara de Vereadores de Itajaí, destacou a importância de participar, de estar integrada a região. "Os nossos municípios são muito próximos, esta interação é muito importante para debater as dificuldades e as inovações em conjunto", disse a parlamentar. Já a Vice-Prefeita, Dalva Rhenius, que representou o prefeito Jandir Bellini, enfatizou o interesse das mulheres de interagir e dividir experiências.
Na programação do dia, as agricultoras dos municípios de Itajaí, Balneário Piçarras, Camboriú, Itapema, Navegantes e Porto Belo participam de palestras na área de nutrição e saúde, além de atividades em parceria com a Univali e Sesc. A Câmara de Vereadores de Itajaí também marca presença com o Balcão da Cidadania, oferecendo orientação na área jurídica.
Jorge Malburg (Gerente Regional Epagri), Susi Bellini (Vereadora), José Alberto Noldin (Chefe da Estação Epagri Itajaí) e Dalva Rhenius (Vice-Prefeita Itajaí). |
Vergilina Souza de Oliveira |
Texto e fotos: Elizângela Cardoso