quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CISP ELABORA REIVINDICAÇÕES E QUESTIONAMENTOS AO GOVERNO DO ESTADO

O documento deve ser entregue ao governador nesta sexta-feira

Na manhã desta quarta-feira (21) a Câmara de Vereadores de Itapema foi palco de grande debate sobre segurança pública. A discussão foi promovida pela Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) que convidou o novo juiz da 3ª Vara Criminal de Itajaí e Corregedor do Presídio, Dr. Pedro Walicoski Carvalho, para participar do encontro, que reuniu ainda o Secretário Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR) Fabrício Oliveira, o Diretor Geral do Complexo Penitenciário José Milton Santana, polícia militar e membros da comissão que abrange os municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Ilhota, Penha e Navegantes.
Durante o debate ficou definido que a CISP irá entregar ao Governador do Estado, Raimundo Colombo, e Secretária Estadual de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, um ofício solicitando que após o funcionamento do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí seja providenciado o fechamento do presídio de Balneário Camboriú, localizado na Rua Inglaterra e do Presídio de Itajaí, localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças. O documento ainda reivindica a construção de um presídio feminino no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí e de um Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP) para atender a região.  O ofício também pede informações sobre o modelo de gestão que será implantado nas unidades, a forma de atuação e se haverá sistema de monitoramente eletrônico.
"Estes pedidos que serão entregues ao Estado somam-se a outros já solicitados, como o aumento do número de efetivo da Polícia Militar de Itajaí e Balneário Camboriú, como também das demais cidades da região. Estamos confiantes, a CISP vem se empenhando, reivindicando e contribuindo com sugestões relevantes para o desenvolvimento de ações voltadas para a segurança pública, como a criação do consórcio", disse Susi Bellini, Presidente da CISP.
O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Costa Verde e Mar (CISVEMAR), criado pela Feconseg/SC e pela CISP também foi tema da reunião. O primeiro consórcio deste gênero no Estado, que envolve inicialmente os municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Navegantes, poderá arrecadar recursos para o desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção, após vencer esta etapa burocrática de fundação e credenciamento na esfera federal.
Durante o encontro o Vereador de Itapema e membro da CISP, Nei Tridapalli, também informou ao grupo que o Conselho Regional de Odontologia (CRO) deverá após plenária atender o pedido da Comissão e doar ao Presídio do Complexo Penitenciário um gabinete odontológico.
Outro tema debatido foi as obras da penitenciária e do semi-aberto, que fazem parte do Complexo localizado em Itajaí. A Presidente da CISP, Susi Bellini, esteve no local para acompanhar o retorno dos trabalhos, juntamente com o Diretor Geral do Complexo José Milton Santana.  "A estrutura da penitenciária está em fase de acabamento, a pintura foi retomada e a instalação elétrica está praticamente finalizada, podemos notar que o pátio está sendo calçado e também uma galeria pluvial está em construção", falou Susi.
Recentemente foi licitada a contratação de empresa para pavimentação de toda área do complexo e a construção de uma guarita de acesso principal. "Também temos conhecimento que todo o sistema de instalação elétrica, hidráulica e esgoto está em processo licitatório", disse José Milton.
A próxima reunião da CISP está marcada para o dia 05 de outubro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

Texto e foto: Elizângela Cardoso (Jornalista SC 01822 JP)

Prêmio Profª Onadir da Silva Tedéo - De Educação acontece em outubro

A oitava edição do Prêmio Profª Onadir da Silva Tedéo – De Educação já tem
data definida. Na tarde desta terça-feira (20), a Comissão de Educação,
Saúde, Cultura e Assistência Social, formada pelos vereadores Susi Bellini
(PP), Maurílio Moraes (PDT) e Marcelo Werner (PCdoB), presidente, vice e
relator respectivamente, esteve reunida com o Secretário de Comunicação e
Promoção Social, Herval Angelo Esmeraldino, para tratar sobre a realização
do prêmio.

Durante a reunião ficou decidido que esta edição vai acontecer no dia 26 de
outubro, às 19 horas, na Sociedade Guarani. Também ficou estabelecido que
este ano o tema central do evento será a inclusão.

A comissão também avaliou o nome dos homenageados, sendo 20 professores, 12
indicados pelos vereadores e oito (8) pelas entidades ligadas a área da
educação.

Em breve será agendada uma reunião com as entidades ligadas ao evento para a
contemplação dos nomes indicados.