segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Deputado João Matos e Vereadora Susi Bellini na Conferência Criança e Adolescente


Susi Bellini participou de reunião na AMFRI que discutiu a Gripe A na região, na última quinta-feira.


Vereadora visita Prefeitura nos bairros

Na última semana a Vereadora Susi Bellini (PP) visitou o Programa Prefeitura nos Bairros, em Cordeiros. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí, um total de 468 pessoas foram atendidas pelo Prefeito ou secretários municípios no decorrer da semana, durante a realização da segunda edição do programa “Prefeitura nos Bairros – O Governo mais perto de você”. No período de 11 a 14 de agosto, toda a estrutura da Administração Pública Municipal ficou à disposição da comunidade do bairro em Cordeiros.

O programa esteve na terça e quarta-feira no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão e na quinta e sexta-feira no Ginásio de Esportes da E.B Pe. Pedro Baron. Nesses quatro dias, a comunidade procurou o Prefeito e a Vice Prefeita de Itajaí, além dos secretários municipais para fazer as mais diversas solicitações e também agradecimentos. A vereadora Susi procurou reservar um horário na agenda, para acompanhar de perto o programa durante toda a semana. "O prefeitura nos Bairros é uma forma de estar junto a comunidade, de facilitar o acesso, de verificar situações 'in loco'", completa a veradora.

Vereadores visitam Herbário Barbosa Rodrigues


Na última sexta-feira, dia 14, o presidente da Casa de Leis, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), junto dos vereadores Susi Bellini (PP), Clayton Batschauer (PR) e Nikolas Reis (PT), conferiram o trabalho científico, na área botânica, desenvolvido na cidade pelo Herbário Barbosa Rodrigues.


Durante a visita os parlamentares conheceram a biblioteca, plantas e algumas publicações, incluindo enciclopédias, deixadas pelo fundador do centro de pesquisa, o Padre Raulino Reitz. A riqueza de material para estudo fascinou a comitiva. Segundo a secretária do Herbário, Zilda Helena Deschamps Bernardes, Santa Catarina é o único Estado que tem sua flora publicada e catalogada. “95% da flora catarinense está aqui”, explicou.

O Herbário


Fundado em 1942, o Herbário Barbosa Rodrigues, que leva o nome de um dos expoentes no ramo, abriga um acervo de 70 mil exsicatas (exemplares dessecados de quaisquer plantas). Hoje, o Centro de Pesquisas é coordenado por uma ONG (Organização não governamental), e recebe visitantes e correspondências de todo o mundo.
O prédio que abriga a instituição é um dos mais vistosos de Itajaí. A estrutura foi erguida com o apoio da comunidade itajaiense, em 1954, e se localiza na Avenida Marcos Konder. A organização conta com o trabalho de quatro funcionários e dois estagiários da área de biologia.
O fato curioso e que liga a história do Herbário à Câmara Municipal foi a morte do Padre Raulino Reitz dentro do Legislativo da cidade. Em 1990, quando recebia uma homenagem pelo recebimento do prêmio Global 500, no México, Raulino teve um mal súbito durante o uso da tribuna e morreu no plenário do Palácio Marcos Konder.
Vale lembrar que o expediente interno do Herbário é de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas. As visitas, que acontecem todas as segundas-feiras, devem ser agendadas pelo telefone 3348.8725.