quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vice-Governador recebe Comissão de Segurança Pública no Complexo Penitenciário


Pavan fala que é a primeira vez que visita a obra

Itajaí – De 12 a 18 meses, este foi o prazo que o Secretário Estadual de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, anunciou para o término das obras do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí durante visita ao canteiro de obras. O Secretário esteve em Itajaí a pedido do Vice-Governador, Leonel Pavan, após membros da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública terem acesso negado ao local. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (25), aonde a Comissão foi recebida por Pavan e Benedet, acompanhados do Chefe da Polícia Civil do Estado Maurício Eskudlark e do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Coronel Eliésio Rodrigues.


Em meio à obra, Pavan, assinou uma ordem de serviço para o início da terraplanagem do Presídio de Itajaí, que já deve iniciar nesta segunda-feira. O Secretário de Segurança Pública garantiu que a partir desta data a comissão terá acesso livre para fiscalizar o andamento da obra. “Solicito que uma lista seja repassada com o nome de todos os membros para que a entrada seja autorizada”, disse Benedet.


A Vereadora de Itajaí, Susi Bellini aproveitou o encontro para entregar ao Governo do Estado um relatório das ações da Comissão e solicitou ao Secretário Benedet que um contato constante fosse mantido com o grupo, já que uma das dificuldades é o desencontro de informações.


Reconhecendo o trabalho realizado pela Comissão, que já abrange os municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes e Penha, o Vice-Governador anunciou em seu site que está estudando a viabilidade jurídica de transformá-la numa instituição oficial de fiscalização das obras de segurança pública na região.


O Coordenador da Comissão, Santiago Martins Návia, questionou sobre o repasse de verba para o andamento da obra. O Diretor técnico da Construtora Espaço Aberto, empresa responsável pela construção, esclareceu que no momento não há faturas pendentes quando ao pagamento do serviço, o que a empresa aguarda é o realinhamento de 14% do valor do contrato, devido a elevação do preço do material de construção.


Após a reunião, uma visita foi promovida por toda a obra, acompanhada por autoridades da região.


Participaram da visita:

Leonel Pavan (Vice-Governador); Ronaldo Benedet (Secretário Segurança Pública); Maurício Eskudlark (Chefe da Polícia Civil do Estado); Coronel Eliésio Rodrigues (Comandante Geral da PM do Estado); José Carlos Muller Filho (Diretor de Planejamento da SSP); Reinaldo Damasceno (Diretor Técnico da Construtora Espaço Aberto); Ademir Serafim (Delegado Regional de BC); Renato Ribas Pereira (Delegado de Itajaí e Vereador); Susi Bellini (Vereadora Itajaí); Fabrício de Oliveira (Vereador BC); Gilberto Gadotti (SDR Itajaí); João Miguel (Vereador BC); José Pereira (Vereador Camboriú); Henrique Bertholdi (Vereador Camboriú); Antônio Paulo da Silva Neto (Vereador Camboriú); Amilton Bianchet (Vereador Camboriú); Luzia Coppi (Prefeita de Camboriú; Edson Renato Dias (Prefeito de BC); Santiago Martins Návia (Coordenador da Comissão), Dr. Sandra Safanelli (OAB/SC Itajaí); Giovane Pasa (Feconseg/SC); Ivan dos Santos Leal (Conseg Camboriú); Amarildo Santos (representando Ver. Dão Koedermann); Dr. Yara Querne (Conselho da Comunidade de Itajaí); José Milton Santana (Presídio de Itajaí); além de assessores e imprensa.