quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Missa sobre saúde lota auditório do Hospital Marieta


Itajaí – Uma celebração no auditório do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen comemorou o aniversário da Diretora Geral da instituição, Ir. Sandra Zanotto, reunindo cerca de 250 pessoas entre funcionários, familiares, amigos e comunidade.
A Vereadora Susi Bellini, Presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social participou da missa, que teve como tema a "Cura e Libertação" e foi presidida pelo Padre João Bachmann, vigário geral da Diocese de Blumenau e pároco da Catedral, que atrai fiéis de toda a região pelo carisma e espiritualidade.
No encontro, que foi marcado por homenagens à aniversariante, o Padre João emocionou o público durante o sermão com uma mensagem que fala de comportamentos e atitudes que podem motivar doenças. Confira:

 Se alguém quiser adoecer
1- Se alguém quiser adoecer, é só ficar oprimido, doente, não fale seus sentimentos. Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como gastrite, ulcera, dores lombares, dor na coluna. Com o Tempo, a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O dialogo, a fala, a palavra é um poderoso remédio e terapia.
2- Se alguém quiser adoecer, não tome decisão, a pessoa indecisa permanece na duvida, na ansiedade, na angustia. A indecisão acumula problemas, preocupação, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir è preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vitimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
3- Se alguém quiser adoecer, não busque soluções, as pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas, preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor acender o fósforo do que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa, que transforma em doença.
4- Se alguém quiser adoecer, viva de aparências, escondendo a realidade, fingindo, fazendo pose, querendo sempre dar a impressão que esta bem, querendo mostrar-se perfeito, bonzinho e etc... Assim, estas acumulando toneladas de peso. É uma estatua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde do que viver de aparência e fachada. São pessoas de muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital e a dor.
5- Se alguém quiser adoecer, não se aceite. A rejeição de si próprio, a baixa estima, faz com que sejamos algozes de si mesmo. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos e destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as criticas é sabedoria, bom senso e terapia.
6- Se alguém quiser adoecer, não seja honesto, o mentiroso e desonesto precisa mentir para sobreviver. Vende uma imagem falsa, camuflando o seu "EU real", é um fugitivo da luz e amante das trevas. A falta de transparência é um pacto com a corrupção. Pessoas assim vivem sob ameaças. O medo, o trambique, a falsidade, a insônia, o pesadelo, fazem parte da sua vida. São candidatos a doenças, porque vivem na insanidade mental e ética.
7- Se alguém quiser adoecer, não confie, quem não confia não se comunica, não se abre, não se relaciona, não sabe fazer amizades verdadeiras, se esconde. Sem confiança não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si mesmo, nos outros e em Deus. Quem desconfia do médico prejudica a sua cura. Quem desconfia do psicólogo, nunca se abre, só pode adoecer.
8- Se alguém quiser adoecer, viva sempre triste, o bom humor, a risada, o lazer e a alegria recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. Alegria é saúde é terapia.