quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Faltam 40 dias para a inauguração do Complexo Penitenciário

Itajaí - No escritório improvisado no terreno do complexo penitenciário, um cartaz colado na parede avisa: “faltam 40 dias” para o término da obra. Esta é a meta das empresas contratadas para a execução da construção.

A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) visitou a estrutura na manhã desta quarta-feira, dia 10, e pode verificar que mais de cem homens estão no local. Máquinas e operários estão trabalhando sete dias por semana para cumprir os prazos, que seguem até 31 de dezembro.

A parte estrutural já está pronta, agora estão trabalhando no acabamento”, diz o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Diogo Beltrão Campo Pontes.  

Esperamos que o prazo seja cumprido, vamos continuar fiscalizando. Sabemos que após a inauguração ainda tem a fase de estruturação”, diz Santiago Martin Návia, Coordenador da CISP.

Após a conclusão da obra, composta por um presídio com 376 vagas, uma penitenciária com 362 vagas e um semi-aberto com 120 vagas, o funcionamento da estrutura depende da contratação de funcionários e da compra de mobília e equipamentos. “Já encaminhamos todos os pedidos ao Secretário de Segurança Pública, agora temos que aguardar estas providências. Não sabemos quanto tempo pode demorar”, diz o Diretor Geral do DEAP Adércio Vetter, por telefone.

A Vereadora de Itajaí Susi Bellini, que participa ativamente da comissão, acredita que a obra ficará pronta dentro do prazo, e espera que o Governo do Estado dê prioridade às contratações necessárias para o início das atividades e a transferência dos detentos.

Antes da visita, os membros da CISP discutiram na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú o envio de projetos para captação de recursos federais. “Os municípios infelizmente não tem profissionais qualificados e empenhados para atuar nesta área”, diz o Presidente da Feconseg/SC Valdir de Andrade. O Vereador de Balneário Camboriú, José Carlos Hannibal sugeriu que o Consórcio passe a atuar auxiliando o Executivo na busca de recursos, mediante repasse de subvenção.

O prazo para envio de projetos à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas encerrou no último dia 5 e apenas o município de Balneário Camboriú enviou os documentos necessários para pleitear a verba. O grupo lamentou a falta de interesse das prefeituras em enviar projetos.

A próxima reunião da CISP está agendada para o dia 24 de novembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Camboriú.