quinta-feira, 8 de março de 2012

Ação da Câmara de Vereadores de Itajaí comemora o Dia Internacional da Mulher





Itajaí – Mais de 1.200 atendimentos foram registrados durante a ação realizada nesta quinta-feira (08), no calçadão da Hercílio Luz, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A programação promovida pela Câmara de Vereadores de Itajaí ofereceu serviços gratuitos como: corte de cabelo, escova, teste de audição, teste de glicemia, teste de tipagem sanguínea e verificação de pressão arterial; como também orientações sobre câncer de mama, câncer de colo de útero, campanha de doação de medula óssea, aleitamento materno, programa DST/Aids, Programa de Saúde da Família e nutrição saudável.

O Viveiro Fazenda Nativa também participou distribuindo mais de 1.500 mudas de árvores frutíferas e ornamentais. A dona de casa Terezinha André, de 50 anos, chegou cedo e levou para casa muda de araçá e de flores. “Já tenho em casa pé de laranja e de goiaba, agora vou plantar o araçá”, disse a moradora do bairro Itaipava, que também aproveitou para cuidar da beleza. Já Zélia dos Santos, de 52 anos, moradora de Navegantes, veio para cuidar da saúde. “Está tudo excelente aqui, uma grande homenagem as mulheres. Estou fazendo o exame para ver como está o diabetes e verificando a pressão arterial”, falou Zélia.

A Vereadora Susi Bellini, única mulher eleita nesta legislatura, acompanhou a programação. “O objetivo da Câmara é possibilitar, através de parceiros, que as mulheres tenham a oportunidade de cuidar da saúde e da beleza no seu dia. É uma ação simples, sem custos, que pelo terceiro ano consecutivo busca valorizar a autoestima das mulheres”, disse a parlamentar.

“Estas atividades são muito esperadas pelos alunos, aqui além de aprimorar a técnica eles tem a oportunidade de interagir com a comunidade”, enfatizou a professora dos cursos de farmácia e bioquímica da Univali, que participou com mais de 30 alunos atendendo as visitantes.

A ação foi animada pelo Dj China e pelo cantor João Follmann e teve a parceria do Senac, Senai, Univali, Prefeitura de Itajaí, Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Associação do Câncer Amor Próprio, Viveiro Fazenda Nativa, Agência Tatticas, Instituto Embelleze, Ilha Brasil e Ramos e Flores.


Veja mais imagens em: www.facebook.com/susibellini


Feliz Dia Internacional da Mulher!


CISP DISCUTE EDUCAÇÃO CARCERÁRIA E VISITA ESTRUTURA DA PENITENCIÁRIA


Camboriú – A nova sede da Câmara de Vereadores de Camboriú foi local de debate, na manhã desta quarta-feira (7), sobre a educação carcerária que deve ser implantada na penitenciária do Vale do Itajaí.
A reunião promovida pela CISP, Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, que desde 2009 discute o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, foi conduzida pela Presidente da comissão Susi Bellini. A proposta é implantar logo no início dos trabalhos da penitenciária a educação carcerária, que envolve o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e cursos profissionalizantes, oportunizando ao detento dar continuidade aos estudos. Segundo o Diretor da Penitenciária, Edemir Alexandre Camargo Neto, o primeiro passo é fazer um diagnóstico, levantando como está à escolaridade dos detentos que serão transferidos para a unidade. “Tivemos uma experiência muita positiva com a educação carcerária implantada na penitenciária de Tijucas”, falou Alexandre.
O assunto foi exposto pelas representantes da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itajaí (SDR), Elozia de Brito, Elizângela Bosco, Clenira Schmitz Pivatto e Valéria da Silva de Mello. “Já estamos com tudo preparado, no ano passado também debatemos esta questão e desde lá já viabilizamos as carteiras, cadeiras e materiais necessários,  agora só falta ajustar os detalhes”, disse Elozia de Brito.
O Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (CASEP) também foi tema da reunião com o recebimento do Ofício enviado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú, se manifestando contra a reforma do CASEP Itajaí. A Presidente Susi enfatizou que a comissão vem articulando com os municípios envolvidos e com o Governo do Estado a construção de uma nova estrutura na região. “Já tratamos deste assunto em outras reuniões e as manifestações contrárias vão surgindo por se tratar de um problema sério e delicado. Estamos preocupados com a situação atual. A CISP vai continuar lutando pela construção de uma nova unidade”, disse Susi.
Durante o encontro também foi apresentado o projeto Cidade Segura, que tem o objetivo de disponibilizar para a população, através do sitewww.cidadesegura.org, uma página para denuncias, que tem a função de gerar um diagnóstico, em tempo real, da situação da segurança na região. Segundo a empresa responsável, este projeto está em funcionamento  em Buenos Aires (AR) há quatro anos e tem contribuído com o serviço já disponibilizado pela polícia. A empresa está visitando vários municípios catarinenses para divulgar o projeto.
Após a reunião, o grupo seguiu para o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, onde realizou a última visita às obras da penitenciária, antes da inauguração, marcada para o próximo dia 13. “A estrutura já está pronta, encontramos funcionários trabalhando na limpeza do espaço. A mobília, segundo a administração, deve chegar nos próximos dias. Vamos continuar acompanhando e debatendo as questões que envolvem o complexo penitenciário”, disse Susi.
A próxima reunião da CISP acontece no dia 28 de março, às 9h, na sede da Câmara de Vereadores de Itajaí.